Master Games
FACULDADES
INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
CURSO
DE ADMINISTRAÇÃO
ARIANA MATOS
BRUNO GONÇALVES
ÍCARO GADÊLHA
JULIANA MARTINS
KEVIN ELETO
RICARDO SILVA
CADEIA DE PRODUÇÃO
EUNÁPOLIS
2013
ARIANA MATOS
BRUNO GONÇALVES
ÍCARO GADÊLHA
JULIANA MARTINS
KEVIN ELETO
RICARDO SILVA
CADEIA DE PRODUÇÃO: JOGOS ELETRÔNICOS
Trabalho apresentado ao Curso de Administração
das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, como requisito para a
disciplina de Administração de Produção II, sob a orientação do professor Carlos
Marchetti.
EUNÁPOLIS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho
descreve uma proposta de negócio com fundamentos e justificativas para um novo
empreendimento, bem como as fases envolvidas desde a concepção inicial até o
produto final, fazendo uma contextualização e análise dos conceitos existentes
nesse desenvolvimento.
Nesse caso, o nosso
objetivo é apresentar os processos e sua estrutura, baseados nos estudos
acadêmicos obtidos no decorrer das aulas, englobando todas as etapas de planejamento,
desde o operacional que envolve os recursos humanos, materiais e financeiros,
até os organizacionais, que incluem as competências, habilidades e
conhecimentos necessários para a realização das atividades.
Partindo desse ponto,
criamos uma empresa de desenvolvimento de Jogos eletrônicos, “Master Games”, prestadora
de serviços, que possui uma estrutura multifuncional de gestão, cujo principal
propósito é realizar obras interativas e inovadoras, para jogadores de todas as
idades.
Dentro desse contexto da
Gestão de Produção, vamos identificar as ferramentas necessárias e apropriadas
e o conjunto de características
específicas, bem como desenvolver a cadeia produtiva, elaborar
propaganda da empresa, definir marca e posicionamento entre outros pontos que
devem ser levados em consideração
para um processo de planejamento de sucesso.
2. CARACTERIZAÇÃO DA
EMPRESA
2.1. Dados da Empresa
Nome
Empresarial: Master Games Produções LTDA.
Nome
Fantasia: Master Games
CNPJ:
03.659.245/0001-44.
Endereço:
Avenida Adno Musser, 4050, Cambolo.
Telefone:
(73) 3012-1234
Tipo
de atividade: Fabricação de Jogos Eletrônicos
Código
CNAE: 3240-0/01
A Master Games é uma
empresa de produção de jogos 100% brasileira, cujo principal propósito é
realizar obras interativas e inovadoras, de forma dependente, para jogadores de
todas as idades, do nosso país e além.
Fundada oficialmente em
2013 como uma prestadora de serviços em tecnologia da informação para outras
empresas, voltou seus esforços exclusivamente para o mundo dos jogos,
especificamente os eletrônicos, tendo como diferencial uma postura que conjuga
a velocidade do Mercado com a profundidade da Academia e como metodologia de
criação e desenvolvimento de seus produtos, o Design Participativo, ou seja,
implica numa prática em que as pessoas influenciadas pelo que está sendo
projetado participem ativamente de suas definições.
2.1.1. Marca
2.1.2. Slogan
“Não
basta ser bom, tem que ser Master.”
2.1.3. Marketing
Preços: A faixa de
preços de custo dos produtos Master Games varia entre R$15.000 e R$25.000,
dependendo do tempo e do custo de desenvolvimento do jogo. Conforme a
demonstrado na tabela em anexo (Planilha
de preço de Custo)
Praça: O produto será
disponibilizado para as grandes redes de Jogos Eletrônicos Nacionais e
Internacionais, pois atuamos no desenvolvimento e produção de Jogos sob encomenda para o mercado externo (offshore
outsourcing).
Promoção: A empresa
participará do R-13 e do Campus Party, dois dos maiores eventos brasileiros de jogos
eletrônicos. Além disso, os novos produtos serão divulgados nas principais
revistas do ramo de jogos eletrônicos. O foco principal é em distribuidoras e
grandes redes e, portanto, não haverá propagandas diretas ao consumidor, a não
ser de lançamento.
2.2. Orientação Estratégica
Missão
Garantir a satisfação do cliente
com soluções criativas, ideias inovadoras e serviços de qualidade que superem
suas expectativas.
Visão
Ser referência em Designer Games
e Desenvolvimento de Jogos no Brasil, reconhecida pela qualidade e inovação na
prestação de serviços.
Valores
·
Trabalho
em equipe
·
Compromisso
com o cliente
·
Respeito
·
Ética
·
Inovação
·
Qualidade
2.2.1. Indicadores Estratégicos
Financeiros: Retorno sobre o investimento, valor
agregado, lucratividade, aumento de receita, redução de custos, objetivos
alinhados com a estratégia.
Clientes: Participação do mercado, retenção de
clientes, aquisição de novos clientes, satisfação do cliente.
Processo Interno: Percentual de Produção/projetos,
inovações, operações internas, gerenciamento de produção.
Aprendizado
Organizacional:
Retenção de talentos, produtividade, flexibilidade de produção, reciclagem de
força produtiva, alinhamento individuais e medidas de desempenho.
2.2.2. Posicionamento
As
dimensões estratégicas do posicionamento são:
- Foco estratégico: Os clientes
- Benchmarking relevante: Usuários e concorrentes
- Proposição para o cliente: Foco no cliente, customização e integração.
- Ofertas de produtos: Produtos customizados
- Cadeia de valor relevante: Cadeia de valor integrada
- Canais relevantes: Canais Diretos (publishers)
- Impacto sobre a marca: Orientação para o produto (jogos multiplataformas)
- Foco de inovação: Inovação com o cliente e para os produtos
- Papel do TI: Suporte interno
- Variação do vínculo com o cliente: Customização e aprendizado conjunto
- Classificação inferida: Solução total para o cliente
- Posicionamento inferido: Integração com o cliente
2.2.3. Diferencial Competitivo
A Master Games faz parte da Associação das empresas de desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais,
que reúne as principais empresas desenvolvedoras de jogos do Brasil. Esta iniciativa tem o objetivo de
fortalecer os desenvolvedores e o mercado de jogos.
A Master reconhece a importância de trabalhar
cooperativamente com o meio acadêmico, contribuindo para a formação dos
profissionais no Brasil. Desta forma, a empresa participou do conselho consultivo
do primeiro curso de
graduação na área de jogos criado no Brasil.
3.1. Estratégico
3.1.1. Direção Estratégica
O
direcionamento estratégico da Cadeia Produtiva do Master Games está dividido em
Estratégia, Objetivos, Políticas e Procedimentos:
Estratégia frente ao posicionamento gerencial da
empresa:
- Aprendizado mútuo, que levará a empresa a suportar melhor o processo de desenvolvimento de novos produtos;
- Coespecialidade, em que a empresa torna-se lucrativa em novos nichos de produtos e mercados;
- Melhor fluxo de informação, facilitando a coordenação do fluxo de recursos na empresa e reduzindo a incerteza nas relações com o mercado;
- Economias de escala, resultado de investimentos conjuntos, como, por exemplo, em novos projetos de desenvolvimento de produtos/serviços.
Objetivos da Cadeia Produtiva
frente ao Produto/Serviço oferecido, nos seus diferentes seguimentos:
Programa
|
Objetivos
Educacionais
|
Graduação
|
Recuperar uma visão sistêmica
das organizações
Incluir o ambiente econômico no foco gerencial Desenvolver espírito crítico nas decisões Estimular a transposição da aprendizagem |
Pós-Graduação
|
Aplicar os conceitos de gestão
em ambiente empresarial, tratados nas demais disciplinas do programa
Interagir com os demais participantes que desempenham diferentes papéis em sua vida profissional e atuam nos variados setores da economia. |
Treinamento
Gerencial
|
Desenvolver, nos participantes,
uma visão gerencial do ponto de vista do seu cliente
Criar visão aplicada de administração mercadológica Criar visão sistêmica de uma organização. |
Desenvolvimento
Gerencial
|
Despertar atenção para uma
gestão estratégica
Orientar para uma administração competitiva Formar uma visão sistêmica de uma organização |
As Políticas e Procedimentos da
Master Games são compostos por:
Ø Código de Ética;
Ø Manual de Normas e Procedimentos;
Ø Manual de Política e Diretrizes;
Ø Políticas de Tecnologia
Ø Manual do Cliente Interno
3.1.2. Planejamento
A
Master Games exemplificará um projeto para que a visualização da Cadeia Produtiva
seja mais bem entendida.
·
Projeto:
Desenvolvido mediante especificações do tomador de Serviços.
·
High Concept Document (Documento em Alto Conceito)
Nome do projeto: Uni
Management.
Descrição do projeto: Ao contrário da maioria dos jogos de estratégica, jogos Uni Management desafiam
o jogador (acadêmico) a tomada de descisões. Os principais elementos de
jogabilidade do Uni Management são planejamento, minimizar custos e maximizar
lucros. Geralmente existem múltiplas formas de realizar um objetivo, com
diferentes caminhos ou estilos de jogo. Alguns jogos oferecem uma escolha entre
aquisição de uma nova empresa, compra de ações, fusão ou administrar a empresa.
Jogadores podem se escolher o tipo de empresa e cargo e podem contratar novos
funcionários ou promover seus funcionários. Se o jogador atrai a atenção de
investidores, obterão novos possibilidades gerando uma visibilidade e pontos a
mais no jogo. Então, planejamento se faz importante, assim como tentativa e
erro. Entretanto, alguns jogos Uni Management colocam maior ênfase em
habilidades de administrar.
Fases
do Uni Management: As séries permitem dois modos de jogo: empresas aleatórias,
e Mercado de Ações. "Empresas aleatórias" é descrito pelo designer como
a "assinatura" da série. Nesse modo, o jogador seleciona uma empresa
para jogar em uma cidade criado aleatoriamente. Uma variação nas cidades
aleatórios chama-se "estratégia total", onde os jogadores começam com
uma grande quantidade de recursos e gerenciam pela sobrevivência da empresa. Um
"Mercado de Ações" é uma série de missões interligadas com um enredo
específico. Os jogos da série também oferecem partidas multiplayer,
via conexões de LAN e modem.
·
Concept Document (Documento em Conceito)
CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO
|
AGRUPAMENTO
|
Quanto ao meio de apuração
|
Computadorizados:
cálculos feitos via computador |
Quanto às áreas funcionais
|
Jogo de
Administração Geral: o modelo procura simular todas as áreas funcionais
integramente, sem destacar nenhuma. |
Quanto à interação entre as equipes
|
Interativos:
as decisões afetam as demais; |
Quanto ao setor da economia
|
Industrial;
Comercial; Financeiro; Serviços. |
Quanto ao tempo de resposta
|
Em tempo
real. |
Quanto à tecnologia empregada
|
Jogos de
3º geração: possuem características como interatividade, ambientes gráficos
amigáveis, simulação de cenários e sistemas de diagnósticos e resolução de
problemas baseado na inteligência artificial. |
Quanto às habilidades envolvidas (espectro
e direcionamento)
|
Jogo de
Comportamento: voltado para o desenvolvimento pessoal, enfatizando
habilidades comportamentais. Jogo de Processo: voltado para o desenvolvimento
gerencial, enfatizam habilidades técnicas. Jogo de Mercado: enfatizam
habilidades técnicas de mercado. |
Quanto aos objetivos do jogo
|
Analise:
visam estudar um negócio ou um determinado aspecto de um negócio. |
Quanto à forma
|
Jogos por
computador e e-mails. |
Quanto aos modelos
|
Modelos
estatísticos, probabilísticos e perturbatórios, problemas solúveis e sistemas
caóticos. |
Quanto à natureza básica do jogo
|
Jogos
mistos: intervêm componentes sistêmicos e problemas das variáveis humanas
presente nas negociações. |
Quanto à abrangência do problema gerencial
|
Gerais:
focalizam as principais áreas funcionais da empresa |
Quanto às interações entre os jogadores
|
Interativo:
as decisões de cada jogador influenciam e são influenciados pelas demais
decisões |
Quanto aos objetivos das interações
|
Interação
Grupal: o objetivo é a tomada de decisão entre os jogadores. |
Quanto ao tipo de variáveis envolvidas
|
Estocástico:
é incorporada uma estrutura de variáveis aleatórias que determinam a
probabilidade de ocorrência. |
Quanto à dinâmica
|
Dinâmico:
o tempo é incluído como variável. |
·
Pitch Document (Documento de Campo)
Parâmetros
|
Percentual
|
Média de tempo/por semana
|
Duas horas/por dia
|
Maiores de 18 anos
|
51%
|
Jogam com a Família
|
83%
|
Estudantes
|
30%
|
Carteira Assinada
|
20%
|
Jogam no computador
pessoal
|
80%
|
Jogam Online
|
86%
|
Jogam em Celulares
|
69%
|
Jogam em Tablets
|
40%
|
Jogam em Console
|
45%
|
3.1.3. Estrutura
A Master Games possui uma estrutura multifuncional
de gestão. Pois reforçar os
conceitos de visão organizacional com destaque para o trabalho por processo
matricial e em equipe, com foco em equipes especiais: autogerenciáveis, multifuncionais
e de competência. Conceituar o
trabalho em equipe apresentando conceitos e práticas sobre as diversas formas
de estruturar, implantar e manter o trabalho em equipe, com ênfase em equipes
especiais. Abordar o conceito de
autogerenciamento, multifuncionalidade e competência e sua aplicação no
trabalho em equipe e as implicações dessa forma de atuação. Apresentar fundamentos e conceitos para a estruturação e
implantação de equipes especiais na organização, bem como a forma de
conduzi-las adequadamente em busca de resultados relevantes.
3.1.4. Inteligência
·
Gestão
Empresarial
Planejamento e Controle Empresarial:
Planejamento estratégico, tático e operacional; Acompanhamento das atividades
da empresa; Auditoria.
Sistema de Informação: Planejamento
de sistema de Informação; Desenvolvimento e manutenção do sistema de
informação; Processamento de dados.
·
Gestão
de Marketing
Preço:
Estudos e análises; Estrutura de preços, Descontos e prazos.
Produto:
Desenvolvimento dos produtos atuais; Lançamentos de novos produtos; Estudo de
mercado; Forma de apresentação; Embalagem.
Promoção: Material promocional; Promoção; Publicidade;
Propaganda; Amostra grátis.
Distribuição:
Expedição; Venda direta;
·
Gestão
de Produção
Fabricação:
Processo produtivo; Programação; Controle.
Qualidade:
Programação; Controle.
Manutenção:
Corretiva; Preventiva.
·
Gestão
Financeira
Captação
de Recursos Financeiros: Empréstimos e financiamentos; administração de
contratatos.
Gestão
dos Recursos Disponíveis: Pagamentos; Recebimentos; Operações Bancárias; Fluxo
de Caixa; Acompanhamento do Orçamento Financeiro.
Contábil:
Contabilidade Patrimonial; Contabilidade de Custos; Contabilidade Geral.
·
Gestão
de Materiais
Planejamento
de Materiais e Equipamentos: Orçamento de compras; Normatização e padronização;
Programação das necessidades de materiais e equipamentos.
Aquisição:
Seleção e cadastramento de fornecedores; Compras de materiais e equipamentos;
Contratação de serviços.
Gestão
de materiais e equipamentos: Inspeção e recebimento; Movimentação de materiais;
Alienação de materiais e equipamentos; Controle de estoque; Distribuição e
armazenagem de materiais e equipamento.
·
Gestão
de Capital Intelectual
Planejamento:
Orçamento de Pessoal; Pesquisas; Análise de mercado de trabalho; Programação de
necessidade de pessoal.
Suprimento
do Quadro: Cadastro de candidatos a cargos; Recrutamento; Seleção; Registro e
cadastro; Contratação de mão de obra de terceiros.
Gestão
de Recursos Humanos: Movimentação de pessoal; Cargos e salários; Controle de
pessoal; Acompanhamento do orçamento de pessoal; Relações com sindicatos.
Desenvolvimento
do Capital Intelectual: Avaliação de desempenho; Acompanhamento do pessoal;
Treinamento.
Pagamentos
e Recolhimentos: Folha de Pagamentos; Encargos Sociais; Rescisões dos contratos;
Auxílios.
Benefícios:
Assistência Social; Lazer; Empréstimos e Financiamentos; Assistência Médica.
Obrigações
Sociais: Medicina do trabalho; Segurança do trabalho; Ações trabalhistas;
Relatórios Fiscais.
·
Gestão
de Serviços
Serviços
de Apoio: Manutenção e conservação de locais, instalações civis, elétricas e
hidráulicas; Administração de móveis e equipamentos de escritório; planejamento
e operação do sistema de comunicação; Serviços de limpeza e copa;
Correspondência; Administração dos arquivos; Serviços de gráfica; Segurança;
Serviços Jurídicos.
Patrimônio
Imobiliário: Cadastro de patrimônio; alienação e locação de imóveis;
Administração de patrimônio.
Transportes:
Planejamento e Administração de veículos.
3.1.5. Fichas de Ações
FICHA DE AÇÃO
|
||||||
Direção Estratégica
|
||||||
DESCRIÇÃO: Desenvolver a direção estratégica,
posicionamento e indicadores da cadeia produtiva frente ao projeto UNI
MANAGEMENT.
|
||||||
AÇÕES
|
PRATICAS
|
|||||
Definição de Estratégias
|
Montagem de plano estratégico – 02 meses.
|
|||||
Definição de Objetivos
|
||||||
Definição de Políticas e Procedimentos
|
||||||
DURAÇÃO
|
ÁREAS RESPONSÁVEIS
|
|||||
MÊS
|
Presidência
|
|||||
01
|
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
Diretoria Comercial
|
Diretoria de Projetos
|
||||||
07
|
08
|
09
|
10
|
11
|
12
|
Diretoria Administrativa
|
|
FICHA DE AÇÃO
|
||||||
Planejamento do Uni Management
|
||||||
DESCRIÇÃO: Definição de processos e etapas da
produção do Jogo Uni Management.
|
||||||
AÇÕES
|
PRATICAS
|
|||||
Definir High Concept Document
|
Montagem do Plano de Game Designer – 1 mês.
|
|||||
Definir Concept Document
|
||||||
Definir
Pitch Document
|
||||||
DURAÇÃO
|
ÁREAS RESPONSÁVEIS
|
|||||
MÊS
|
Produção
|
|||||
01
|
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
Projetos
|
Comercial
|
||||||
07
|
08
|
09
|
10
|
11
|
12
|
|
|
FICHA DE AÇÃO
|
||||||
Estrutura da Cadeia Produtiva
|
||||||
DESCRIÇÃO: Definição de estrutura Multifuncional
|
||||||
AÇÕES
|
PRATICAS
|
|||||
Definição de Gestão de Game Designer
Participativo
|
Montagem de Organograma – 1 mês.
|
|||||
DURAÇÃO
|
ÁREAS RESPONSÁVEIS
|
|||||
MÊS
|
Diretoria
|
|||||
01
|
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
Produção
|
|
||||||
07
|
08
|
09
|
10
|
11
|
12
|
|
|
FICHA DE AÇÃO
|
||||||
Inteligência
|
||||||
DESCRIÇÃO: Definição das frentes de trabalho, das
responsabilidades e áreas funcionais.
|
||||||
AÇÕES
|
PRATICAS
|
|||||
Definição de Processos
|
Montagem de Desenho de processos – 06
meses.
|
|||||
Definição de Projetos
|
||||||
DURAÇÃO
|
ÁREAS RESPONSÁVEIS
|
|||||
MÊS
|
Diretoria
|
|||||
01
|
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
Produção
|
Comercial
|
||||||
07
|
08
|
09
|
10
|
11
|
12
|
Financeiro
|
|
3.2. Analítico
O direcionamento Analítico da Master
Games envolve a diferenciação e o agrupamento das
atividades de acordo com as saídas e resultados (outputs) relativos a um ou
vários projetos da empresa, visto que o projeto é geralmente definido pelo
cliente, de acordo com suas necessidades e especificações, e requer uma
determinada tecnologia e adaptabilidade.
3.2.1. Cultura Organizacional
Podemos
compreender cultura organizacional como sendo a forma de pensar, de agir e
sentir de cada organização bem como, a valorização de desafios, a busca de
aperfeiçoamento constante, a curiosidade, a variedade de experiências e a
definição de objetivos profissionais dos empregados.
A essência da
cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a
maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou
liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade
expresso por seus funcionários com relação à empresa.
A Master Games tem como
orientação a “Cultura da Tarefa”, sendo representado por uma estrutura do tipo
em rede, estimulando o trabalho em equipe, dentro de um ambiente que exige
flexibilidade, rápida adaptação/reação e criatividade, compromisso com o
cliente, valorizando o respeito e ética em busca de Inovação e qualidade.
Dessa
forma, foco é a orientação para o trabalho e para o projeto na organização,
apresenta também ênfase na execução do trabalho a partir do encaixe entre
ferramentas apropriadas, pessoas certas, níveis e autonomia.
3.2.2. Plano de Escalas de Produção
·
Processo de Desenvolvimento:
O
processo de desenvolvimento inclui conceitos de gerência de orçamento, equipe e
conhecimento, passando por algumas fases:
v
Fase 01:
Pré-Produção: Foco na ideia e no conceito, o plano de produção;
Game Design Document
|
Antes de começar a
produção faz uma associação de todos os documentos anteriores, também é
chamado de protótipo virtual, pode ser modificado ao longo da produção.
|
|
Protótipo
|
É a
implementação do desenho do documento, onde são testados diferentes
algoritmos, modelos e funções durante diferentes os cenários. Sua principal
meta é testar, adicionar e modificar recursos.
|
|
v
Fase 02:
Produção:
Design
|
Formado pelos
artistas que desenvolvem os ativos (objetos 3D, cenários, etc.)
|
||
Programação
|
Formado pelos
programadores desenvolvem o código-fonte
|
||
Criação de níveis
|
Formado pelos
level designers que através de ferramentas criam cenários e cenas não
jogáveis
|
||
Produção de arte
|
Formado por
artistas que criam vídeos, trailers, screenshots, etc.
|
||
Produção Áudio
|
Efeitos de som
|
Feito pelo
engenheiro de som para criar efeitos especiais.
|
|
Música
|
Feita por artistas
músicos, podem ser música ambiente, ou disparada através de um gatilho.
|
||
Atores de voz
|
São representados
por dubladores que dão vida as vozes dos personagens.
|
||
Teste
|
É a fase
final da produção, tem como objetivo garantir a qualidade do produto.
|
·
Ciclo do Projeto
O agrupamento por projeto representa a estratégia que permite um
elevado grau de coordenação entre as partes envolvidas.
3.2.3. Plano de Controles e Monitoramentos
·
Mapeamento de Processos
·
Cadeia Produtiva:
Cadeia de Processos (atividades e tarefas)
|
|||
Operacional
|
Planejamento e
desenvolvimento da Produção
|
·
Elaborar ideia do produto
·
Formalizar ideia do produto
·
Definir conceito do jogo
|
|
Protótipo
|
·
Implementar desenho do documento
·
Adicionar e modificar recursos
|
||
Teste
|
·
Jogar o jogo de forma avaliativa
·
Identificar falhas
|
||
Tecnologia
|
Análise de Ambiente
|
·
Adequação do espaço físico
·
Definir estrutura e tecnologia
|
|
Sistema de
Informação
|
·
Definir ERP
·
Instalação de CRM
|
||
Gerenciamento de
hardware e software
|
·
Desenvolver e instalar hardware e software
·
Monitorar e supervisionar (manutenção)
|
||
Vendas
|
Plano de vendas
|
·
Identificar potenciais clientes
·
Formalizar contrato de prestação de serviço
|
|
Gerenciamento de
propostas
|
·
Emitir proposta de negócio
·
Emitir Orçamento
|
||
Pós Venda
|
·
Realizar visitas / prospecção
·
Manutenção, suporte e acompanhamento.
|
||
Marketing
|
Plano de promoção
|
·
Definir plano de marketing
·
Buscar novos canais de negócios
|
|
Pesquisa de mercado
|
·
Realizar pesquisa de mercado constantemente
·
Identificar novos clientes
|
||
Gestão de propaganda
|
·
Definir meios de promoção
·
Definir veículo de propaganda
|
||
Recursos Humanos
|
Plano de
Treinamento
|
·
Treinar e capacitar
·
Campanhas motivacionais
|
|
Plano de benefícios
|
·
Folha de pagamento e recisões
·
Processar reclamações trabalhistas
|
||
Plano de
Recrutamento de Seleção
|
·
Recrutar e selecionar
·
Formalizar admissões e demissões
|
||
Financeiro
|
Gerenciamento de
lucros
|
·
Balanço Patrimonial
·
Elaboração da DRE
|
|
Gerenciamento de
Fluxo de Caixa
|
·
Contas a pagar
·
Contas a receber – emitir boleto cobrança
·
Controle de Caixa
|
||
Gerenciamento de
Receitas e Despesas
|
·
Controle de despesas e receitas
·
Contabilizar operações/Prestação de Contas
|
||
Suprimentos
|
Plano orçamentário
|
·
Realizar orçamentos
·
Controlar serviços de tranporte
|
|
Compras de
Materiais e Equipamentos
|
·
Identificar necessidades de compras
·
Comprar materiais e equipamentos necessários
|
||
Gerenciamento de
arquivos e documentos
|
·
Controlar bens patrimoniais
·
Armazenar e manter arquivos e documentos
|
||
·
Fluxograma do processo de produção de jogos eletrônicos
Master games:
3.2.4. Plano de Treinamento
A Master Games conta com uma
equipe comprometida e integrada que possui anos de experiência no
desenvolvimento de jogos eletrônico, composto por empreendedores que possuem
capacidade de planejar, monitorar e colher os resultados. Anualmente
participamos de um encontro com desenvolvedores com o objetivo de:
·
Reciclar
nossos conhecimentos e aprimorar nossas potencias a fim de mantermos o nível de
excelência na criação dos nossos produtos;
·
Realizar pesquisas e estatísticas com vistas à elaboração de
estudos informativos;
·
Avaliar tendências e dimensão do mercado;
Através da ABRAGAMES, Associação Brasileira dos
desenvolvedores dos jogos digitais, recebemos serviços de assistência e
aconselhamento profissional.
|
CRONOGRAMA DE TREINAMENTO
|
|||||||||||||||
Área
|
ANO DE 2013
|
Instituição
|
||||||||||||||
Qualidade
|
Duração
|
JAN
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
Treinador
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3.2.5. Road Map Analítico
3.3. Operacional
3.3.1. Escalas de Trabalho e Execução
As escalas de trabalho do
Master Games são desenvolvidas mediante aos contratos dos projetos, a demanda é
direcionada para os clientes e a escala é definida para melhor atendê-lo. (Vide em anexo a tabela de Escala de
trabalho e Execução em anexo)
3.3.2. Pessoas
Papéis e Responsabilidades:
Produtores
|
Responsável pela coordenação geral do projeto.
|
|
Designers
|
Projeta a jogabilidade, o conceito, regras e
estruturas do game.
|
|
Artistas
|
Cria a representação visual dos personagens,
cenários e objetos presentes no game, grafismo do jogo.
|
|
Programadores
|
Gera o código em linguagem de programação que irá
dar vida ao jogo.
|
|
Engenheiros de som
|
Responsáveis pela sonorização do game.
|
|
Testadores
|
Através
dos testes práticos, analisa o game e documenta defeitos de software,
controle de qualidade.
|
3.3.3. Cadeia Produtiva
Alinhado ao mapeamento da
produção os custos da mesma são diretamente associados ao tempo de execução do
projeto (vide em anexo a tabela
Planilha de Custos de Serviços e Planilha de Escala de Trabalho e Execução).
O controle e monitoramento são
tabulados em sincronia e unidade com as frentes de trabalho.
PAINEL DE
ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS
|
||||||
|
|
|||||
|
Projeto Uni
Management
|
Projeto Master X
|
Projeto Educon
|
|
||
|
|
|||||
|
|
|||||
|
|
|||||
|
100,00%
|
43,43%
|
11,75%
|
|
||
|
30/10/2013
|
25/11/2013
|
30/12/2013
|
|
||
|
|
|||||
|
|
|
|
|
|
|
Projeto Uni
Management
|
|
||||||
|
Nome do projeto
|
||||||
|
|||||||
100,00%
|
Percentual concluído do projeto
|
||||||
30/10/2013
|
Data final da última tarefa (encerramento do projeto)
|
3.3.4. Maquinário e Equipamento
Investimentos Físicos
|
|||
Descrição
|
Preço Unitário
|
Quant.
|
Valor Total
|
Infraestrutura
|
|
|
|
Rede
Lógica e Servidor
|
R$
12.000,00
|
01
|
R$
12.000,00
|
Rede
Telefônica
|
R$
300,00
|
01
|
R$
300,00
|
Internet
Habilitação
|
R$
400,00
|
01
|
R$
400,00
|
Mobiliário
e Utensílios
|
|
|
|
Gastos
gerais
|
R$
35.000,00
|
01
|
R$
35.000,00
|
Equipamentos
de Informática
|
|
|
|
Computador
(Workstation)
|
R$
7.500,00
|
10
|
R$
75.000,00
|
Impressora
Laser A4
|
R$
1.000,00
|
01
|
R$
1.000,00
|
Software
|
|
|
|
Suíte
Gráfica e de Edição
|
R$
3.000,00
|
04
|
R$
12.000,00
|
Software
3D
|
R$
8.500,00
|
02
|
R$
17.000,00
|
Software
de Gerenciamento
|
R$
3.000,00
|
02
|
R$
2.000,00
|
Estimativa
de Valor Total
|
|
|
R$
158.700,00
|
3.3.5. Road Map Operacional
3.4. Gerencial
3.4.1.
Gestão
ERP é um sistema de gestão empresarial
que gerencia as informações relativas aos processos operacionais,
administrativos e gerenciais das empresas.
O objetivo de um Sistema ERP é
centralizar as informações e gerir o seu fluxo durante todo processo de
desenvolvimento da atividade empresarial, integrando os setores da organização
e possibilitando aos gestores acesso ágil, eficiente e confiável às informações
gerenciais, dando suporte à tomada de decisões em todos os níveis do negócio. Construídos
sobre um banco de dados centralizado, os sistemas ERP consolidam todas as
operações da Master em um único sistema, que reside em um servidor
centralizado, sendo distribuído depois em unidades de hardware em rede local da
Master e também é hospedado remotamente via web.
O sistema ERP da Master abrange cada
passo da operação, desde as aquisições de projetos, planejamento, formação de
preços, contas a pagar e receber, processos contábeis, controle de estoque,
administração de contratos, venda de serviços passando pela gestão eficaz dos
relacionamentos com clientes e fornecedores, pós-venda, análise de resultados e
muitos outros fatores personalizados, altamente adaptáveis com o foco no foco
do cliente.
Disponibilizando
a nossos gestores o controle total sobre a empresa, auxiliando na tomada de decisões e fornecendo todas
as informações vitais de maneira acessível e clara.
3.4.2. Educação
Com base no cronograma de
treinamento o gerenciamento educacional coorporativo é direcionado para as
seguintes competências:
Competências
|
Ações
|
Objetivos
|
Visão
adequada de si e do mundo
|
Buscar
feedback, Orientação Profissional.
|
Desenvolver
e apurar o senso crítico, aumentar o grau de percepção assertiva, favorecer
julgamentos e decisões adequadas.
|
Conhecimento
do setor de atuação
|
Participação
de cursos, feiras e eventos, leituras especializada, experiências anteriores.
|
Aumentar
as capacidades atuais e desenvolver novas, ampliar rede de contatos e
implantar melhorias.
|
Motivação
|
Desenvolver
a consciência da importância do que faz, para si e para seu sistema das
relações.
|
Melhor
a autoestima e o conceito de si, aumentar a autoconfiança e energização.
|
Energia
|
Priorizar
a realização de tarefas estimulantes e desafiadoras, cuidar da saúde.
|
Promover
a alegria no trabalho, aumentar a disposição para esforços prolongados, maior
disposição para participar de situações que permitam expandir a rede de
contatos.
|
Liderança
|
Participação
de capacitações com enfoque em liderança e comunicação, leituras
especializadas.
|
Compreender
o que é liderança eficaz, adotar o estilo adequado de liderança situacional,
aumentar a capacidade de persuasão.
|
Sistema
de relações
|
Desenvolver
capacidade de comunicação e de
relacionamento interpessoal
|
Desenvolver
a empatia e a capacidade de se relacionar com as pessoas e grupos de pessoas,
evitar dispêndio de energia,
|
Inteligência
Empreendedora
|
Ampliar
redes de contatos, conhecer o negócio, desenvolver atividades que estimulem o
raciocínio, a memória e os processos.
|
Desenvolver
habilidades intelectuais, ampliar a base de conhecimentos, desenvolver o
estilo de pensar criativo, adquirir uma personalidade empreendedora,
motivar-se intrinsecamente.
|
3.4.3. Processos
Utilização do PMBOK para um melhor
gerenciamento dos projetos. O PMBOX PMBOK identifica o conjunto
de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é amplamente reconhecido
como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project
Management Institute (PMI).
Uma boa prática não significa que o conhecimento e as práticas
devem ser aplicados uniformemente a todos os projetos, sem considerar se são ou
não apropriados, também fornece e promove um vocabulário comum para se
discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o
intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de
projetos.
Os processos descritos se relacionam e interagem durante a
condução do trabalho. A descrição de cada um deles é feita em termos de:
·
Entradas (documentos, planos, desenhos etc.);
·
Ferramentas e técnicas (que se aplicam às entradas);
·
Saídas (documentos, produtos etc.)
3.4.4. Qualidade
·
Definir o problema:
Ferramentas: Brainstorming, Diagrama de
Causa e Efeito, Diagrama de Pareto Lista
de Verificação, 5W2H;
Aplicação: Determinar o problema,
início e fim dos processos, e as necessidades e expectativas de solução.
·
Analisar
Ferramentas: Diagramas de fluxo do
processo, Análise de Gravidade Urgência e Tendência (GUT), Controle Estatístico do Processo e Desdobramento
da Função da Qualidade (QFD);
Aplicação:
Identificar
falhas do processo atual, passos para agregar valor de acordo com as necessidades do cliente,
potenciais retrabalhos e gargalos de processo e o nível de desempenho ideal.
·
Melhorar, padronizar e controlar.
Ferramentas: Gráficos de Controle,
Indicadores de Produtividade e Qualidade,
Padronização dos Processos, Procedimentos Internos e
Instruções de Trabalho.
Aplicação: Seleção das melhorias
preventivas e corretivas, definição das alternativas consideradas, desenvolvimento de um plano de implantação para a
mudança, avaliação dos resultados, assegurar a manutenção dos ganhos obtidos,
plano de medição e monitoramento contínuo e documentação do novo processo.
4. CONCLUSÂO
Este trabalho foi apresentado de
forma para que se compreenda a produção de games, com a finalidade de
posicionar e orientar a vertente de prestação de serviços em relação a pesquisa
e desenvolvimento sobre o tema abordado em sala acadêmica. Atualmente, na
cadeia produtiva de games podem-se identificar seis participantes: fabricantes
de hardware, desenvolvedores, editores digitais, distribuidores, lojistas e
consumidores. As relações entre esses participantes estão se modificando, na
medida em que editores e principalmente desenvolvedores passam a ter contato
direto com os consumidores. No entanto pela dificuldade de prospecção de
mercado, faz se necessário uma parceria nesse âmbito. Na produção de games, identificam-se seis
perfis profissionais: artes visuais, áudio, design, negócios, produção e
programação. No processo produtivo, técnicas de projeto e gerenciamento têm
sido adotadas principalmente na última década e ainda encontram resistência na
indústria. Embora se observe grande número de estudos na literatura acadêmica
relacionada a games, uma pequena parcela é dedicada à estrutura do setor.
Pode-se levantar como
possibilidades de pesquisa e desenvolvimento na área de produção de games:
(i)
O estudo, proposta e implantação de técnicas de
gerenciamento de projetos que possam tratar das particularidades da Master
Games como a etapa de pré-produção e a multidisciplinaridade das equipes;
(ii)
A realização de estudos sobre as cadeias/redes de
valor do setor, considerando novos modelos emergentes, tanto no nível regional
até o nível internacional/global;
(iii)
O impacto do ambiente institucional na Master Games,
para uma compreensão mais aprofundada dos diversos stakeholders do ecossistema
além dos players envolvidos diretamente na cadeia;
(iv)
A relação da Master games com outras indústrias
criativas e outras indústrias digitais competências críticas comuns que podem
ser compartilhadas;
(v)
O desenvolvimento do código aberto nos games, tanto
no produto como ferramentas, as implicações do crescimento de games como
serviços e outros modelos de negócios emergentes nas operações.
Com base nessas colocações
identificamos a importância de uma cadeia produtiva estruturada, os planos de
contingências, e principalmente o planejamento. Para ter um direcionamento e
captar o máximo de possibilidades dentro da cadeia produtiva.
5. REFERÊNCIAS BIBIOGRAFICAS
ABRAGAMES. Plano
Diretor da Promoção da Indústria de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos no
Brasil: Diretrizes Básicas. 21 de dezembro de 2004. Disponível em:
<http://www.abragames.org/docs/pd_diretrizesbasicas.pdf>. Acesso em: 24
out. 2013.
FEITOZA, M.
(Orgs). Mapa do Jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo:
Cengage Learning, 2009.
SLACK, N., CHAMBERS, S.,
HARLAND, C., HARRISON, A., JOHNSTON, R., Administração da Produção,
São Paulo, Atlas, 1996.
PROJECT
MANAGEMENT INSTITUTE, PMI. Um Guia do
Conjunto de Conhecimentos em gerenciamentos de Projetos: Guia PMBOK. Quarta
Edição. Local Pennsylvania: Four Campus Boulevard, 2008. 459p.
6. ANEXOS
O objetivo desse guia é fornecer um
conjunto de boas práticas amplamente reconhecidas para o gerenciamento de
projetos.
Planta Baixa da Master Games
Comentários
Postar um comentário