Master Games



FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO


ARIANA MATOS
BRUNO GONÇALVES
ÍCARO GADÊLHA
JULIANA MARTINS
KEVIN ELETO
RICARDO SILVA






CADEIA DE PRODUÇÃO


















  EUNÁPOLIS
2013

ARIANA MATOS
BRUNO GONÇALVES
ÍCARO GADÊLHA
JULIANA MARTINS
KEVIN ELETO
RICARDO SILVA









CADEIA DE PRODUÇÃO: JOGOS ELETRÔNICOS




Trabalho apresentado ao Curso de Administração das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, como requisito para a disciplina de Administração de Produção II, sob a orientação do professor Carlos Marchetti.









  EUNÁPOLIS
2013






SUMÁRIO







INTRODUÇÃO


O presente trabalho descreve uma proposta de negócio com fundamentos e justificativas para um novo empreendimento, bem como as fases envolvidas desde a concepção inicial até o produto final, fazendo uma contextualização e análise dos conceitos existentes nesse desenvolvimento.
Nesse caso, o nosso objetivo é apresentar os processos e sua estrutura, baseados nos estudos acadêmicos obtidos no decorrer das aulas, englobando todas as etapas de planejamento, desde o operacional que envolve os recursos humanos, materiais e financeiros, até os organizacionais, que incluem as competências, habilidades e conhecimentos necessários para a realização das atividades.
Partindo desse ponto, criamos uma empresa de desenvolvimento de Jogos eletrônicos, “Master Games”, prestadora de serviços, que possui uma estrutura multifuncional de gestão, cujo principal propósito é realizar obras interativas e inovadoras, para jogadores de todas as idades.
Dentro desse contexto da Gestão de Produção, vamos identificar as ferramentas necessárias e apropriadas e o conjunto de características específicas, bem como desenvolver a cadeia produtiva, elaborar propaganda da empresa, definir marca e posicionamento entre outros pontos que devem ser levados em consideração para um processo de planejamento de sucesso.





                                                                                                          

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

2.1. Dados da Empresa


Nome Empresarial: Master Games Produções LTDA.
Nome Fantasia: Master Games
CNPJ: 03.659.245/0001-44.
Endereço: Avenida Adno Musser, 4050, Cambolo.
Telefone: (73) 3012-1234
Tipo de atividade: Fabricação de Jogos Eletrônicos
Código CNAE: 3240-0/01
A Master Games é uma empresa de produção de jogos 100% brasileira, cujo principal propósito é realizar obras interativas e inovadoras, de forma dependente, para jogadores de todas as idades, do nosso país e além.
Fundada oficialmente em 2013 como uma prestadora de serviços em tecnologia da informação para outras empresas, voltou seus esforços exclusivamente para o mundo dos jogos, especificamente os eletrônicos, tendo como diferencial uma postura que conjuga a velocidade do Mercado com a profundidade da Academia e como metodologia de criação e desenvolvimento de seus produtos, o Design Participativo, ou seja, implica numa prática em que as pessoas influenciadas pelo que está sendo projetado participem ativamente de suas definições.

2.1.1. Marca


               

2.1.2. Slogan

“Não basta ser bom, tem que ser Master.”

2.1.3. Marketing


Preços: A faixa de preços de custo dos produtos Master Games varia entre R$15.000 e R$25.000, dependendo do tempo e do custo de desenvolvimento do jogo. Conforme a demonstrado na tabela em anexo (Planilha de preço de Custo)
            Praça: O produto será disponibilizado para as grandes redes de Jogos Eletrônicos Nacionais e Internacionais, pois atuamos no desenvolvimento e produção de Jogos sob encomenda para o mercado externo (offshore outsourcing).
Promoção: A empresa participará do R-13 e do Campus Party, dois dos maiores eventos brasileiros de jogos eletrônicos. Além disso, os novos produtos serão divulgados nas principais revistas do ramo de jogos eletrônicos. O foco principal é em distribuidoras e grandes redes e, portanto, não haverá propagandas diretas ao consumidor, a não ser de lançamento.

2.2. Orientação Estratégica


Missão
Garantir a satisfação do cliente com soluções criativas, ideias inovadoras e serviços de qualidade que superem suas expectativas.
            Visão
Ser referência em Designer Games e Desenvolvimento de Jogos no Brasil, reconhecida pela qualidade e inovação na prestação de serviços.
            Valores
·         Trabalho em equipe
·         Compromisso com o cliente
·         Respeito
·         Ética
·         Inovação
·         Qualidade

         2.2.1. Indicadores Estratégicos


Financeiros: Retorno sobre o investimento, valor agregado, lucratividade, aumento de receita, redução de custos, objetivos alinhados com a estratégia.
Clientes: Participação do mercado, retenção de clientes, aquisição de novos clientes, satisfação do cliente.
Processo Interno: Percentual de Produção/projetos, inovações, operações internas, gerenciamento de produção.
Aprendizado Organizacional: Retenção de talentos, produtividade, flexibilidade de produção, reciclagem de força produtiva, alinhamento individuais e medidas de desempenho.

2.2.2. Posicionamento

As dimensões estratégicas do posicionamento são:
  • Foco estratégico: Os clientes
  • Benchmarking relevante: Usuários e concorrentes
  • Proposição para o cliente: Foco no cliente, customização e integração.
  • Ofertas de produtos: Produtos customizados
  • Cadeia de valor relevante: Cadeia de valor integrada
  • Canais relevantes: Canais Diretos (publishers)
  • Impacto sobre a marca: Orientação para o produto (jogos multiplataformas)
  • Foco de inovação: Inovação com o cliente e para os produtos
  • Papel do TI: Suporte interno
  • Variação do vínculo com o cliente: Customização e aprendizado conjunto
  • Classificação inferida: Solução total para o cliente
  • Posicionamento inferido: Integração com o cliente

2.2.3. Diferencial Competitivo


            A Master Games faz parte da  Associação das empresas de desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais, que reúne as principais empresas desenvolvedoras de jogos do Brasil. Esta iniciativa tem o objetivo de fortalecer os desenvolvedores e o mercado de jogos.
            A Master reconhece a importância de trabalhar cooperativamente com o meio acadêmico, contribuindo para a formação dos profissionais no Brasil. Desta forma, a empresa participou do conselho consultivo do primeiro curso de graduação na área de jogos criado no Brasil.

           

3.1. Estratégico

3.1.1. Direção Estratégica

O direcionamento estratégico da Cadeia Produtiva do Master Games está dividido em Estratégia, Objetivos, Políticas e Procedimentos:
Estratégia frente ao posicionamento gerencial da empresa:
  1. Aprendizado mútuo, que levará a empresa a suportar melhor o processo de desenvolvimento de novos produtos;
  2. Coespecialidade, em que a empresa torna-se lucrativa em novos nichos de produtos e mercados;
  3.  Melhor fluxo de informação, facilitando a coordenação do fluxo de recursos  na empresa e reduzindo a incerteza nas relações com o mercado;
  4. Economias de escala, resultado de investimentos conjuntos, como, por exemplo, em novos projetos de desenvolvimento de produtos/serviços.

            Objetivos da Cadeia Produtiva frente ao Produto/Serviço oferecido, nos seus diferentes seguimentos:
Programa
Objetivos Educacionais
Graduação
Recuperar uma visão sistêmica das organizações
Incluir o ambiente econômico no foco gerencial
Desenvolver espírito crítico nas decisões
Estimular a transposição da aprendizagem
Pós-Graduação
Aplicar os conceitos de gestão em ambiente empresarial, tratados nas demais disciplinas do programa
Interagir com os demais participantes que desempenham diferentes papéis em sua vida profissional e atuam nos variados setores da economia.
Treinamento Gerencial
Desenvolver, nos participantes, uma visão gerencial do ponto de vista do seu cliente
Criar visão aplicada de administração mercadológica
Criar visão sistêmica de uma organização.
Desenvolvimento Gerencial
Despertar atenção para uma gestão estratégica
Orientar para uma administração competitiva
Formar uma visão sistêmica de uma organização

            As Políticas e Procedimentos da Master Games são compostos por:
Ø  Código de Ética;
Ø  Manual de Normas e Procedimentos;
Ø  Manual de Política e Diretrizes;
Ø  Políticas de Tecnologia
Ø  Manual do Cliente Interno

3.1.2. Planejamento

A Master Games exemplificará um projeto para que a visualização da Cadeia Produtiva seja mais bem entendida.
·         Projeto: Desenvolvido mediante especificações do tomador de Serviços.
·         High Concept Document (Documento em Alto Conceito)
            Nome do projeto: Uni Management.
            Descrição do projeto: Ao contrário da maioria dos jogos de estratégica, jogos Uni Management desafiam o jogador (acadêmico) a tomada de descisões. Os principais elementos de jogabilidade do Uni Management são planejamento, minimizar custos e maximizar lucros. Geralmente existem múltiplas formas de realizar um objetivo, com diferentes caminhos ou estilos de jogo. Alguns jogos oferecem uma escolha entre aquisição de uma nova empresa, compra de ações, fusão ou administrar a empresa. Jogadores podem se escolher o tipo de empresa e cargo e podem contratar novos funcionários ou promover seus funcionários. Se o jogador atrai a atenção de investidores, obterão novos possibilidades gerando uma visibilidade e pontos a mais no jogo. Então, planejamento se faz importante, assim como tentativa e erro. Entretanto, alguns jogos Uni Management colocam maior ênfase em habilidades de  administrar.
            Fases do Uni Management: As séries permitem dois modos de jogo: empresas aleatórias, e Mercado de Ações. "Empresas aleatórias" é descrito pelo designer como a "assinatura" da série. Nesse modo, o jogador seleciona uma empresa para jogar em uma cidade criado aleatoriamente. Uma variação nas cidades aleatórios chama-se "estratégia total", onde os jogadores começam com uma grande quantidade de recursos e gerenciam pela sobrevivência da empresa. Um "Mercado de Ações" é uma série de missões interligadas com um enredo específico. Os jogos da série também oferecem partidas multiplayer, via conexões de LAN e modem.
           
·         Concept Document (Documento em Conceito)
 CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO
AGRUPAMENTO
Quanto ao meio de apuração
Computadorizados: cálculos feitos via computador
Quanto às áreas funcionais
Jogo de Administração Geral: o modelo procura simular todas as áreas funcionais integramente, sem destacar nenhuma.
Quanto à interação entre as equipes
Interativos: as decisões afetam as demais;
Quanto ao setor da economia
Industrial; Comercial; Financeiro; Serviços.
Quanto ao tempo de resposta
Em tempo real.
Quanto à tecnologia empregada
Jogos de 3º geração: possuem características como interatividade, ambientes gráficos amigáveis, simulação de cenários e sistemas de diagnósticos e resolução de problemas baseado na inteligência artificial.
Quanto às habilidades envolvidas (espectro e direcionamento)
Jogo de Comportamento: voltado para o desenvolvimento pessoal, enfatizando habilidades comportamentais. Jogo de Processo: voltado para o desenvolvimento gerencial, enfatizam habilidades técnicas. Jogo de Mercado: enfatizam habilidades técnicas de mercado.
Quanto aos objetivos do jogo
Analise: visam estudar um negócio ou um determinado aspecto de um negócio.
Quanto à forma
Jogos por computador e e-mails.
Quanto aos modelos
Modelos estatísticos, probabilísticos e perturbatórios, problemas solúveis e sistemas caóticos.
Quanto à natureza básica do jogo
Jogos mistos: intervêm componentes sistêmicos e problemas das variáveis humanas presente nas negociações.
Quanto à abrangência do problema gerencial
Gerais: focalizam as principais áreas funcionais da empresa
Quanto às interações entre os jogadores
Interativo: as decisões de cada jogador influenciam e são influenciados pelas demais decisões
Quanto aos objetivos das interações
Interação Grupal: o objetivo é a tomada de decisão entre os jogadores.
Quanto ao tipo de variáveis envolvidas
Estocástico: é incorporada uma estrutura de variáveis aleatórias que determinam a probabilidade de ocorrência.
Quanto à dinâmica
Dinâmico: o tempo é incluído como variável.

·         Pitch Document (Documento de Campo)
           
Parâmetros
Percentual
Média de tempo/por semana
Duas horas/por dia
Maiores de 18 anos
51%
Jogam com a Família
83%
Estudantes
30%
Carteira Assinada
20%
Jogam no computador pessoal
80%
Jogam Online
86%
Jogam em Celulares
69%
Jogam em Tablets
40%
Jogam em Console
45%
                       

3.1.3. Estrutura


            A Master Games possui uma estrutura multifuncional de gestão. Pois reforçar os conceitos de visão organizacional com destaque para o trabalho por processo matricial e em equipe, com foco em equipes especiais: autogerenciáveis, multifuncionais e de competência. Conceituar o trabalho em equipe apresentando conceitos e práticas sobre as diversas formas de estruturar, implantar e manter o trabalho em equipe, com ênfase em equipes especiais. Abordar o conceito de autogerenciamento, multifuncionalidade e competência e sua aplicação no trabalho em equipe e as implicações dessa forma de atuação. Apresentar fundamentos e conceitos para a estruturação e implantação de equipes especiais na organização, bem como a forma de conduzi-las adequadamente em busca de resultados relevantes.

3.1.4. Inteligência


·         Gestão Empresarial
            Planejamento e Controle Empresarial: Planejamento estratégico, tático e operacional; Acompanhamento das atividades da empresa; Auditoria.
            Sistema de Informação: Planejamento de sistema de Informação; Desenvolvimento e manutenção do sistema de informação; Processamento de dados.
·         Gestão de Marketing
Preço: Estudos e análises; Estrutura de preços, Descontos e prazos.
Produto: Desenvolvimento dos produtos atuais; Lançamentos de novos produtos; Estudo de mercado; Forma de apresentação; Embalagem.
Promoção: Material promocional; Promoção; Publicidade; Propaganda; Amostra grátis.
Distribuição: Expedição; Venda direta;
·         Gestão de Produção
Fabricação: Processo produtivo; Programação; Controle.
Qualidade: Programação; Controle.
Manutenção: Corretiva; Preventiva.
·         Gestão Financeira
Captação de Recursos Financeiros: Empréstimos e financiamentos; administração de contratatos.
Gestão dos Recursos Disponíveis: Pagamentos; Recebimentos; Operações Bancárias; Fluxo de Caixa; Acompanhamento do Orçamento Financeiro.
Contábil: Contabilidade Patrimonial; Contabilidade de Custos; Contabilidade Geral.
·         Gestão de Materiais
Planejamento de Materiais e Equipamentos: Orçamento de compras; Normatização e padronização; Programação das necessidades de materiais e equipamentos.
Aquisição: Seleção e cadastramento de fornecedores; Compras de materiais e equipamentos; Contratação de serviços.
Gestão de materiais e equipamentos: Inspeção e recebimento; Movimentação de materiais; Alienação de materiais e equipamentos; Controle de estoque; Distribuição e armazenagem de materiais e equipamento.
·         Gestão de Capital Intelectual
Planejamento: Orçamento de Pessoal; Pesquisas; Análise de mercado de trabalho; Programação de necessidade de pessoal.
Suprimento do Quadro: Cadastro de candidatos a cargos; Recrutamento; Seleção; Registro e cadastro; Contratação de mão de obra de terceiros.
Gestão de Recursos Humanos: Movimentação de pessoal; Cargos e salários; Controle de pessoal; Acompanhamento do orçamento de pessoal; Relações com sindicatos.
Desenvolvimento do Capital Intelectual: Avaliação de desempenho; Acompanhamento do pessoal; Treinamento.
Pagamentos e Recolhimentos: Folha de Pagamentos; Encargos Sociais; Rescisões dos contratos; Auxílios.
Benefícios: Assistência Social; Lazer; Empréstimos e Financiamentos; Assistência Médica.
Obrigações Sociais: Medicina do trabalho; Segurança do trabalho; Ações trabalhistas; Relatórios Fiscais.
·         Gestão de Serviços
Serviços de Apoio: Manutenção e conservação de locais, instalações civis, elétricas e hidráulicas; Administração de móveis e equipamentos de escritório; planejamento e operação do sistema de comunicação; Serviços de limpeza e copa; Correspondência; Administração dos arquivos; Serviços de gráfica; Segurança; Serviços Jurídicos.
Patrimônio Imobiliário: Cadastro de patrimônio; alienação e locação de imóveis; Administração de patrimônio.
Transportes: Planejamento e Administração de veículos.

3.1.5. Fichas de Ações



FICHA DE AÇÃO
Direção Estratégica 
DESCRIÇÃO: Desenvolver a direção estratégica, posicionamento e indicadores da cadeia produtiva frente ao projeto UNI MANAGEMENT.
AÇÕES
PRATICAS
Definição de Estratégias 
 Montagem de plano estratégico – 02 meses.



 Definição de Objetivos
Definição de Políticas e Procedimentos 
DURAÇÃO
ÁREAS RESPONSÁVEIS
MÊS
Presidência
01
02
03
04
05
06
 Diretoria Comercial
 Diretoria de Projetos
07
08
09
10
11
12
 Diretoria Administrativa






FICHA DE AÇÃO
 Planejamento do Uni Management
DESCRIÇÃO: Definição de processos e etapas da produção do Jogo Uni Management. 
AÇÕES
PRATICAS
Definir High Concept Document
 Montagem do Plano de Game Designer – 1 mês.
  
Definir Concept Document
Definir  Pitch Document
DURAÇÃO
ÁREAS RESPONSÁVEIS
MÊS
 Produção
01
02
03
04
05
06
 Projetos
 Comercial
07
08
09
10
11
12










FICHA DE AÇÃO
 Estrutura da Cadeia Produtiva
DESCRIÇÃO: Definição de estrutura Multifuncional 
AÇÕES
PRATICAS
Definição de Gestão de Game Designer Participativo  
 Montagem de Organograma – 1 mês. 
DURAÇÃO
ÁREAS RESPONSÁVEIS
MÊS
 Diretoria
01
02
03
04
05
06
 Produção

07
08
09
10
11
12





             












FICHA DE AÇÃO
 Inteligência
DESCRIÇÃO: Definição das frentes de trabalho, das responsabilidades e áreas funcionais. 
AÇÕES
PRATICAS
 Definição de Processos
 Montagem de Desenho de processos – 06 meses. 
Definição de Projetos 
DURAÇÃO
ÁREAS RESPONSÁVEIS
MÊS
 Diretoria
01
02
03
04
05
06
 Produção
 Comercial
07
08
09
10
11
12
 Financeiro









3.1.6. Road Map Estratégico

3.2. Analítico


            O direcionamento Analítico da Master Games envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e resultados (outputs) relativos a um ou vários projetos da empresa, visto que o projeto é geralmente definido pelo cliente, de acordo com suas necessidades e especificações, e requer uma determinada tecnologia e adaptabilidade.

3.2.1. Cultura Organizacional

            Podemos compreender cultura organizacional como sendo a forma de pensar, de agir e sentir de cada organização bem como, a valorização de desafios, a busca de aperfeiçoamento constante, a curiosidade, a variedade de experiências e a definição de objetivos profissionais dos empregados.
A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.
A Master Games tem como orientação a “Cultura da Tarefa”, sendo representado por uma estrutura do tipo em rede, estimulando o trabalho em equipe, dentro de um ambiente que exige flexibilidade, rápida adaptação/reação e criatividade, compromisso com o cliente, valorizando o respeito e ética em busca de Inovação e qualidade.
Dessa forma, foco é a orientação para o trabalho e para o projeto na organização, apresenta também ênfase na execução do trabalho a partir do encaixe entre ferramentas apropriadas, pessoas certas, níveis e autonomia.

3.2.2. Plano de Escalas de Produção

·         Processo de Desenvolvimento:
O processo de desenvolvimento inclui conceitos de gerência de orçamento, equipe e conhecimento, passando por algumas fases:
v  Fase 01:
Pré-Produção: Foco na ideia e no conceito, o plano de produção;
Game Design Document
Antes de começar a produção faz uma associação de todos os documentos anteriores, também é chamado de protótipo virtual, pode ser modificado ao longo da produção.



Protótipo
 É a implementação do desenho do documento, onde são testados diferentes algoritmos, modelos e funções durante diferentes os cenários. Sua principal meta é testar, adicionar e modificar recursos.




v  Fase 02:
            Produção:
Design
Formado pelos artistas que desenvolvem os ativos (objetos 3D, cenários, etc.)


Programação
Formado pelos programadores desenvolvem o código-fonte


Criação de níveis
 Formado pelos level designers que através de ferramentas criam cenários e cenas não jogáveis


Produção de arte
Formado por artistas que criam vídeos, trailers, screenshots, etc.


Produção Áudio
Efeitos de som
Feito pelo engenheiro de som para criar efeitos especiais.

Música
Feita por artistas músicos, podem ser música ambiente, ou disparada através de um gatilho.

Atores de voz
São representados por dubladores que dão vida as vozes dos personagens.


Teste
 É a fase final da produção, tem como objetivo garantir a qualidade do produto.



·         Ciclo do Projeto
O agrupamento por projeto representa a estratégia que permite um elevado grau de coordenação entre as partes envolvidas.  




3.2.3. Plano de Controles e Monitoramentos

·      Mapeamento de Processos
      





·      Cadeia Produtiva:
Cadeia de Processos (atividades e tarefas)

Operacional
Planejamento e desenvolvimento da Produção
·         Elaborar ideia do produto
·         Formalizar ideia do produto
·         Definir conceito do jogo


Protótipo
·         Implementar desenho do documento
·         Adicionar e modificar recursos


Teste
·         Jogar o jogo de forma avaliativa
·         Identificar falhas


Tecnologia
Análise de Ambiente
·         Adequação do espaço físico
·         Definir estrutura e tecnologia


Sistema de Informação
·         Definir ERP
·         Instalação de CRM


Gerenciamento de hardware e software
·         Desenvolver e instalar hardware e software
·         Monitorar e supervisionar (manutenção)


Vendas
Plano de vendas
·         Identificar potenciais clientes
·         Formalizar contrato de prestação de serviço


Gerenciamento de propostas
·         Emitir proposta de negócio
·         Emitir Orçamento


Pós Venda
·         Realizar visitas / prospecção
·         Manutenção, suporte e acompanhamento.


Marketing
Plano de promoção
·         Definir plano de marketing
·         Buscar novos canais de negócios


Pesquisa de mercado
·         Realizar pesquisa de mercado constantemente
·         Identificar novos clientes


Gestão de propaganda
·         Definir meios de promoção
·         Definir veículo de propaganda


Recursos Humanos
Plano de Treinamento
·         Treinar e capacitar
·         Campanhas motivacionais


Plano de benefícios
·         Folha de pagamento e recisões
·         Processar reclamações trabalhistas


Plano de Recrutamento de Seleção
·         Recrutar e selecionar
·         Formalizar  admissões e demissões


Financeiro
Gerenciamento de lucros
·         Balanço Patrimonial
·         Elaboração da DRE


Gerenciamento de Fluxo de Caixa
·         Contas a pagar
·         Contas a receber – emitir boleto cobrança
·         Controle de Caixa


Gerenciamento de Receitas e Despesas
·         Controle de despesas e receitas
·         Contabilizar operações/Prestação de Contas


Suprimentos
Plano orçamentário
·         Realizar orçamentos
·         Controlar serviços de tranporte


Compras de Materiais e Equipamentos
·         Identificar necessidades de compras
·         Comprar materiais e equipamentos necessários


Gerenciamento de arquivos e documentos
·         Controlar bens patrimoniais
·         Armazenar e manter arquivos e documentos


·               Fluxograma do processo de produção de jogos eletrônicos Master games:

3.2.4.  Plano de Treinamento

A Master Games conta com uma equipe comprometida e integrada que possui anos de experiência no desenvolvimento de jogos eletrônico, composto por empreendedores que possuem capacidade de planejar, monitorar e colher os resultados. Anualmente participamos de um encontro com desenvolvedores com o objetivo de:
·         Reciclar nossos conhecimentos e aprimorar nossas potencias a fim de mantermos o nível de excelência na criação dos nossos produtos;
·         Realizar pesquisas e estatísticas com vistas à elaboração de estudos informativos;
·         Avaliar tendências e dimensão do mercado;
Através da ABRAGAMES, Associação Brasileira dos desenvolvedores dos jogos digitais, recebemos serviços de assistência e aconselhamento profissional.
  
CRONOGRAMA DE TREINAMENTO




Área
ANO DE 2013
Instituição

Qualidade
Duração
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Treinador































































































































































































































                   3.2.5. Road Map Analítico



3.3. Operacional


3.3.1. Escalas de Trabalho e Execução

As escalas de trabalho do Master Games são desenvolvidas mediante aos contratos dos projetos, a demanda é direcionada para os clientes e a escala é definida para melhor atendê-lo. (Vide em anexo a tabela de Escala de trabalho e Execução em anexo)

3.3.2. Pessoas

Papéis e Responsabilidades:
Produtores
Responsável pela coordenação geral do projeto.


Designers
Projeta a jogabilidade, o conceito, regras e estruturas do game.


Artistas
Cria a representação visual dos personagens, cenários e objetos presentes no game, grafismo do jogo.


Programadores
Gera o código em linguagem de programação que irá dar vida ao jogo.


Engenheiros de som
Responsáveis pela sonorização do game.


Testadores
Através dos testes práticos, analisa o game e documenta defeitos de software, controle de qualidade.

3.3.3. Cadeia Produtiva

Alinhado ao mapeamento da produção os custos da mesma são diretamente associados ao tempo de execução do projeto (vide em anexo a tabela Planilha de Custos de Serviços e Planilha de Escala de Trabalho e Execução).
            O controle e monitoramento são tabulados em sincronia e unidade com as frentes de trabalho.




PAINEL DE ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS








Projeto Uni Management

Projeto Master X

Projeto Educon














100,00%

43,43%

11,75%


30/10/2013

25/11/2013

30/12/2013

















Projeto Uni Management







Nome do projeto
















100,00%

Percentual concluído do projeto

30/10/2013

Data final da última tarefa (encerramento do projeto)


3.3.4. Maquinário e Equipamento


Investimentos Físicos
Descrição
Preço Unitário
Quant.
Valor Total
Infraestrutura



Rede Lógica e Servidor
 R$       12.000,00
01
 R$       12.000,00
Rede Telefônica
 R$            300,00
01
 R$            300,00
Internet Habilitação
 R$            400,00
01
 R$            400,00
Mobiliário e Utensílios



Gastos gerais
 R$       35.000,00
01
 R$       35.000,00
Equipamentos de Informática



Computador (Workstation)
 R$         7.500,00
10
 R$       75.000,00
Impressora Laser A4
 R$         1.000,00
01
 R$         1.000,00
Software



Suíte Gráfica e de Edição
 R$         3.000,00
04
 R$       12.000,00
Software 3D
 R$         8.500,00
02
 R$       17.000,00
Software de Gerenciamento
 R$         3.000,00
02
 R$         2.000,00
Estimativa de Valor Total


 R$      158.700,00


3.3.5. Road Map Operacional


3.4. Gerencial


3.4.1. Gestão

ERP é um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas.
O objetivo de um Sistema ERP é centralizar as informações e gerir o seu fluxo durante todo processo de desenvolvimento da atividade empresarial, integrando os setores da organização e possibilitando aos gestores acesso ágil, eficiente e confiável às informações gerenciais, dando suporte à tomada de decisões em todos os níveis do negócio. Construídos sobre um banco de dados centralizado, os sistemas ERP consolidam todas as operações da Master em um único sistema, que reside em um servidor centralizado, sendo distribuído depois em unidades de hardware em rede local da Master e também é hospedado remotamente via web.
O sistema ERP da Master abrange cada passo da operação, desde as aquisições de projetos, planejamento, formação de preços, contas a pagar e receber, processos contábeis, controle de estoque, administração de contratos, venda de serviços passando pela gestão eficaz dos relacionamentos com clientes e fornecedores, pós-venda, análise de resultados e muitos outros fatores personalizados, altamente adaptáveis com o foco no foco do cliente.
Disponibilizando a nossos gestores o controle total sobre a empresa, auxiliando na tomada de decisões e fornecendo todas as informações vitais de maneira acessível e clara.

3.4.2. Educação

           

            Com base no cronograma de treinamento o gerenciamento educacional coorporativo é direcionado para as seguintes competências:

Competências
Ações
Objetivos
Visão adequada de si e do mundo
Buscar feedback, Orientação Profissional.
Desenvolver e apurar o senso crítico, aumentar o grau de percepção assertiva, favorecer julgamentos e decisões adequadas.
Conhecimento do setor de atuação
Participação de cursos, feiras e eventos, leituras especializada, experiências anteriores.
Aumentar as capacidades atuais e desenvolver novas, ampliar rede de contatos e implantar melhorias.
Motivação
Desenvolver a consciência da importância do que faz, para si e para seu sistema das relações.
Melhor a autoestima e o conceito de si, aumentar a autoconfiança e energização.
Energia
Priorizar a realização de tarefas estimulantes e desafiadoras, cuidar da saúde.
Promover a alegria no trabalho, aumentar a disposição para esforços prolongados, maior disposição para participar de situações que permitam expandir a rede de contatos.
Liderança
Participação de capacitações com enfoque em liderança e comunicação, leituras especializadas.
Compreender o que é liderança eficaz, adotar o estilo adequado de liderança situacional, aumentar a capacidade de persuasão.
Sistema de relações
Desenvolver capacidade  de comunicação e de relacionamento interpessoal
Desenvolver a empatia e a capacidade de se relacionar com as pessoas e grupos de pessoas, evitar dispêndio de energia,
Inteligência Empreendedora
Ampliar redes de contatos, conhecer o negócio, desenvolver atividades que estimulem o raciocínio, a memória e os processos.
Desenvolver habilidades intelectuais, ampliar a base de conhecimentos, desenvolver o estilo de pensar criativo, adquirir uma personalidade empreendedora, motivar-se intrinsecamente.

 

3.4.3. Processos

            Utilização do PMBOK para um melhor gerenciamento dos projetos. O PMBOX PMBOK identifica o conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI).
Uma boa prática não significa que o conhecimento e as práticas devem ser aplicados uniformemente a todos os projetos, sem considerar se são ou não apropriados, também fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos.
Os processos descritos se relacionam e interagem durante a condução do trabalho. A descrição de cada um deles é feita em termos de:
·         Entradas (documentos, planos, desenhos etc.);
·         Ferramentas e técnicas (que se aplicam às entradas);
·         Saídas (documentos, produtos etc.)



3.4.4. Qualidade

·         Definir o problema:
Ferramentas: Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Pareto Lista de Verificação, 5W2H;
Aplicação: Determinar o problema, início e fim dos processos, e as necessidades e expectativas de solução.

·         Analisar
Ferramentas: Diagramas de fluxo do processo, Análise de Gravidade Urgência e Tendência (GUT), Controle Estatístico do Processo e Desdobramento da Função da Qualidade (QFD);
Aplicação: Identificar falhas do processo atual, passos para agregar valor de acordo com as necessidades do cliente, potenciais retrabalhos e gargalos de processo e o nível de desempenho ideal.

·         Melhorar, padronizar e controlar.  
Ferramentas: Gráficos de Controle, Indicadores de Produtividade e Qualidade, Padronização dos Processos, Procedimentos Internos e Instruções de Trabalho.
Aplicação: Seleção das melhorias preventivas e corretivas, definição das alternativas consideradas, desenvolvimento de um plano de implantação para a mudança, avaliação dos resultados, assegurar a manutenção dos ganhos obtidos, plano de medição e monitoramento contínuo e documentação do novo processo.










4. CONCLUSÂO




Este trabalho foi apresentado de forma para que se compreenda a produção de games, com a finalidade de posicionar e orientar a vertente de prestação de serviços em relação a pesquisa e desenvolvimento sobre o tema abordado em sala acadêmica. Atualmente, na cadeia produtiva de games podem-se identificar seis participantes: fabricantes de hardware, desenvolvedores, editores digitais, distribuidores, lojistas e consumidores. As relações entre esses participantes estão se modificando, na medida em que editores e principalmente desenvolvedores passam a ter contato direto com os consumidores. No entanto pela dificuldade de prospecção de mercado, faz se necessário uma parceria nesse âmbito.  Na produção de games, identificam-se seis perfis profissionais: artes visuais, áudio, design, negócios, produção e programação. No processo produtivo, técnicas de projeto e gerenciamento têm sido adotadas principalmente na última década e ainda encontram resistência na indústria. Embora se observe grande número de estudos na literatura acadêmica relacionada a games, uma pequena parcela é dedicada à estrutura do setor.
Pode-se levantar como possibilidades de pesquisa e desenvolvimento na área de produção de games:
(i)                 O estudo, proposta e implantação de técnicas de gerenciamento de projetos que possam tratar das particularidades da Master Games como a etapa de pré-produção e a multidisciplinaridade das equipes;
(ii)                A realização de estudos sobre as cadeias/redes de valor do setor, considerando novos modelos emergentes, tanto no nível regional até o nível internacional/global;
(iii)               O impacto do ambiente institucional na Master Games, para uma compreensão mais aprofundada dos diversos stakeholders do ecossistema além dos players envolvidos diretamente na cadeia;
(iv)               A relação da Master games com outras indústrias criativas e outras indústrias digitais competências críticas comuns que podem ser compartilhadas;
(v)                O desenvolvimento do código aberto nos games, tanto no produto como ferramentas, as implicações do crescimento de games como serviços e outros modelos de negócios emergentes nas operações.

Com base nessas colocações identificamos a importância de uma cadeia produtiva estruturada, os planos de contingências, e principalmente o planejamento. Para ter um direcionamento e captar o máximo de possibilidades dentro da cadeia produtiva.



































5. REFERÊNCIAS BIBIOGRAFICAS



ABRAGAMES. Plano Diretor da Promoção da Indústria de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos no Brasil: Diretrizes Básicas. 21 de dezembro de 2004. Disponível em: <http://www.abragames.org/docs/pd_diretrizesbasicas.pdf>. Acesso em: 24 out. 2013.

FEITOZA, M. (Orgs). Mapa do Jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
SLACK, N., CHAMBERS, S., HARLAND, C., HARRISON, A., JOHNSTON, R., Administração da Produção, São Paulo, Atlas, 1996.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, PMI. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em gerenciamentos de Projetos: Guia PMBOK. Quarta Edição. Local Pennsylvania: Four Campus Boulevard, 2008. 459p.

















6. ANEXOS

                                                                                                      
            O objetivo desse guia é fornecer um conjunto de boas práticas amplamente reconhecidas para o gerenciamento de projetos.

Planta Baixa da Master Games




























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