Trabalho de Sociologia : Estudo de caso Da casa Financeira (3º Período)
FACULDADES
INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ARIANA MATOS
ÍCARO GADÊLHA
KEVIN ELETO
PAULA SUEMI
ANALISE
SOCIOLÓGICA EMPRESARIAL:
DACASA
FINANCEIRA S/A
EUNÁPOLIS
2012
ARIANA MATOS
ÍCARO GADÊLHA
KEVIN ELETO
PAULA SUEMI
ANALISE
SOCIOLÓGICA EMPRESARIAL:
DACASA
FINANCEIRA S/A
Trabalho apresentado ao Curso de Administração
das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, como requisito para
aprovação bimestral na disciplina de Sociologia, sob a orientação do professor Anne
Gabriele.
EUNÁPOLIS
2012
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO.......................................................................................................03
2.
METODOLOGIA...................................................................................................04
3. CARACTERÍSTICA
DA EMPRESA.......................................................................05
3.1.
Dados da Empresa...................................................................................05
3.2.
História da Empresa.................................................................................05
4. ANALISE
SOCIÓLOGICA DA EMPRESA.............................................................06
5.
CONCLUSÃO........................................................................................................14
6.
REFERÊNCIAS......................................................................................................15
ANEXOS....................................................................................................................16
Roteiro
de
Observação........................................................................................16
Questionário
– Dacasa Financeira S/A (Ao Gerente)..........................................17
Foto da Equipe – Unesul Repórter.......................................................................18
Foto da Logomarca da Equipe – Unesul Repórter...............................................18
Folhetos Dacasa Financeira................................................................................19
Slide e
Vídeo de Apresentação............................................................................20
1. INTRODUÇÃO
A
compreensão do mundo atual apresenta muitos desafios para a Sociologia. E com
base nesta afirmação que analisamos os aspectos sociológicos da empresa Dacasa
Financeira S/A. Com intuito de aprendermos as condições sociológicas em caráter
empresarial.
As
globalizações nos dá a impressão de viver de fato numa nova época, em que os
parâmetros conhecidos estão sendo questionados: o papel do Estado, o emprego, a
qualificação dos trabalhadores e etc.
Com
base nos estudos sociológicos defendidos por Weber, Marx, Blau e tantos outros
nomes conceituados na área de humanas. Analisaremos a empresa e seus aspectos
avaliando temas como vigilância, normas, sociabilidade em contra partida nos
embasaremos em indagações feitos em sala acadêmica e em pesquisas
bibliográfica. Esta análise busca mostrar através da relação empírica e teórica,
que elementos sociais permitirão para que a empresa ressurja como objeto
sociológico. E que a sociologia se integra a todas as organizações, não apenas
como ciência, mas também como suporte para entender as mudanças, o
desenvolvimento e até mesmo a falência das entidades econômicas.
Este
trabalho é uma sucinta discussão sobre as possibilidade e perspectivas abertas
pela Sociologia. A exposição de alguns aspectos teóricos e metodológicos
pretende mostrar as possibilidades da análise sociológica das empresas para a
compreensão de dimensões importantes do mundo contemporâneo.
“O destino de nossos tempos está
caracterizado pela racionalização e intelectualização e, acima de tudo, pelo
desencantamento do mundo.” (Max Weber).
2.
METODOLOGIA
Define a pesquisa como uma atividade voltada para solução
de problemas. Seu objetivo consiste em descobrir respostas através do emprego
de processos científicos.
Estudo elaborado com o apoio de pesquisa bibliográfica, pesquisa
em campo, na filial da Empresa Dacasa Financeira S/A, em Porto Seguro e na web
site da empresa. Além dos recursos apresentados no curso e do material
bibliográfico sugerido. Seguimos os seguintes passos para uma melhor abordagem:
a) formulário com questões sociológicas onde elaboramos
problemas e levantamos hipóteses;
b) efetuamos observações mediante visita;
c) gravação da entrevista;
d) elaboração de explicações, de acordo com as respostas
obtidas.
Tipos de pesquisas:
Pesquisas bibliográficas – mediante livros que embasaram
e contribuíram para melhorar o conhecimento na área e como meio de informação
por excelência.
Pesquisas de campo – mediante visita a empresa, onde
registramos e recolhermos os dados de acordo com os assuntos pedidos na
disciplina de Sociologia. Através de entrevista, questionário, vídeo, áudio,
pesquisa no site da empresa.
3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
3.1. Dados da Empresa
Nome:
Dacasa Financeira S/A
Endereço:
Av. Getúlio Vargas, 296 A, Centro em Porto Seguro – BA.
CNPJ:
27.406.222
3.2. História da Empresa
Dacasa Financeira
é uma empresa que está há 29 anos no
mercado oferecendo soluções em crédito. Hoje, conta com 34 lojas e está presente em mais
de 23.000 pontos de venda
em todo o estado do Espírito Santo, Bahia, norte do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Tem mais de 3 milhões clientes
que adquirem um empréstimo pessoal ou um bem nos lojistas credenciados.
Disponibiliza ainda um Sistema de Cartão de Crédito com bandeira própria e
possui uma área de Captação, a Dacasa Investimentos.
Além
de investir em um ambiente de trabalho focado em alta tecnologia. Está entre as
primeiras empresas brasileiras a investirem em Telefonia IP (Internet Protocol)
e hoje, é um dos maiores Call Center de Telefonia IP do Brasil. Fazendo parte
de um conjunto de empresas que juntas formam o Grupo Dadalto.
Em
10 de abril de 1993, com esses objetivos, nasceu a FEAD – Fundação Educacional Antônio Dadalto. Uma instituição sem
fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal
que tem como missão a Inclusão Social. A FEAD ajudou a formar mais de 41.000
pessoas em vários cursos profissionalizantes, contribuindo para que milhares de
jovens e adultos descobrissem novas perspectivas de vida através da educação e
da formação profissional.
4.
ANÁLISE SOCIÓLOGICA DA EMPRESA
A Dacasa Financeira possui
uma padronização em termos de estrutura física e serviços como qualquer
organização bem desenvolvida e gerenciada, porém por causa da Lei Orgânica de
Porto Seguro, esta filial atende aos padrões de estrutura física do Município,
sendo diferente das demais filiais, possuindo uma decoração rústica. Em um
período de crise financeira mundial no ano de 2008, a Filial de Porto Seguro
sofreu redução no seu quadro de funcionários. Atualmente está em expansão e visa
novas contratações.
“Para Weber, as organizações eram profundamente hierárquicas, havendo
uma tendência de o poder ficar concentrado no topo.” (GIDDENS, 2005,
pg.284), na Dacasa Financeira não é diferente, a hierarquização dos cargos, o
poder e a limitação de cada cargo é proveniente da expansão burocrática que
empresa possui, esse padrão que foi implantado a medida que a Dacasa Financeira
se expandiu, para que a eficiência, a qualidade de atendimento fosse mantido
mesmo em larga escala.
A Dacasa Financeira, em Porto
Seguro, possui dez funcionários, distribuídos conforme organograma a baixo:
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|||
|
E possuem estas
descrições:
·
Gerência
– Gestão da filial de forma geral. Como algumas de suas funções podem-se citar:
planejamento, coordenação da equipe, distribuição de metas, motivacional,
supervisão, etc..
·
Tesouraria
– Processos administrativos internos como controle de caixa, pagamento e
recebimentos de despesas, transferências de salários, etc..
·
Caixa
– Recebimento de contas, pagamento de empréstimos e vendas.
·
Atendimento
ao cliente – Suporte ao cliente, resolução de pendências em geral como
procedimentos de cartões de crédito, procedimento de fraude, comunicação de
óbito, vendas, etc..
·
Atendimento
ao crédito pessoal – Responsável pelas vendas de empréstimo pessoal.
·
Atendimento
ao crédito consignado – Responsável pelas vendas de empréstimo consignado para
funcionários públicos.
De acordo com os estudos
sociológicos, a estrutura de uma empresa é composta por tijolos da vida em
sociedade. “A estrutura social é um
conjunto padronizado de status e papéis sociais inter-relacionados que
constitui um dos fundamentos das interações sociais humanas” (MERTON, 1970).
Na Dacasa Financeira esses tijolos são visíveis.
O status social é a
posição que cada individuo ocupa dentro de uma organização, e foi analisada a
posição de cada colaborador na Dacasa Financeira, pois estes são identificados mediante
especialização em respectivo cargo como exposto a cima, já o papel social é o
comportamento esperado daqueles que ocupam determinado status de acordo com
Horton e Hunt (1980), nesta análise observamos que os colaboradores são
treinados para saber um pouco de tudo, mas tem suas responsabilidades
especificas como também está disposto a cima. Por fim a padronização desses
status e papéis é descrito em normas que são determinadas por meio do processo
de socialização, mediante procedimentos, código de ética e manual do
colaborador além de normas especificas da área financeira, controle mensal e
auditorias.
As posições sociais dentro
de uma organização, não são iguais, relações de superioridade e inferioridade são
algo visível nas entidades. Como o modelo hierárquico é utilizado na Dacasa
Financeira, pesquisamos sobre as divisões de classe, raça e gênero nesta
organização.
A estratificação de classe
proposta por Weber é a que mais se assemelha com a Dacasa Financeira, visto que
as três dimensões: econômica, social e política. Aparecem juntas na estrutura
social da empresa. Na estratificação por gênero, observamos um número maior de mulheres
na Daca Financeira, sendo 07(sete) mulheres e 03(três) homens no quadro de
10(dez) funcionários, porem os cargos mais alto que possuem o maior poder é
ocupado por homens, contudo os cargos ocupados por mulheres seguem a linha da
teoria feminista liberal, pois as mulheres nesta organização ocupam os cargos
mediante sua especialização, não precisando impor uma postura masculinizada, e
na questão de estratificação por raça, observamos que existem uma miscigenação,
visto que Porto Seguro é uma cidade turística e que muitos que vivem aqui, são
de vários lugares do mundo, na Dacasa Financeira a disposição dos cargos em
relação à raça é igual ao nível de gênero, cargos como atendimentos são
ocupados por negros e pardos, observamos também que a empresa inclui ao seu
quadro de funcionários como determina a lei o PNE(Portador de Necessidades
Especiais), que está sendo ocupado por uma mulher até a presente pesquisa.
Os salários são
determinados pelos cargos e segue regras do sindicato do comércio, são fixos e apenas
o gerente recebe comissão pelas vendas, além do plano de careira e de salário.
Os benefícios recebidos pelos funcionários são:
·
Vale
transporte;
·
Vale
alimentação;
·
Plano
de saúde com cobertura de 50%;
·
Empréstimos
com descontos;
·
Descontos
em compras em algumas lojas;
·
Salário
família;
·
Auxílio
creche;
·
Auxílio
escolar (apenas para cargos de chefia, como gerência);
Durante a visita técnica,
ocorrida no dia 26 de maio de 2012, percebeu-se que a empresa apresenta algumas
características da Burocracia Werberiana, são elas:
A existência de uma
hierarquia – o modelo burocrático Dacasa Financeira é desenhado em forma de
pirâmide, onde os cargos de autoridade estão no topo. Os comandos são tomados
de cima para baixo, de forma coordenada, e todas os setores são supervisionados
e controlados. Regras escritas, colaboradores trabalham em tempo comercial e
são assalariados de acordo com o sindicato.
Racionalidade no sentido da escolha dos melhores
meios para atingir os objetivos (cálculos de riscos), impessoalidade quando
o trabalho é recompensado em dinheiro, os instrumentos e materiais de trabalho
pertencem à empresa não a funcionários, o ingresso e a promoção dos
funcionários na empresa se dão por currículo e competência não por relações
pessoais e a eficiência quando as regras são fixadas por escrito e o
funcionário sabe extremamente o que ele pode e o que não pode fazer.
Segundo Giddens, os
caminhos informais para a realização de tarefas normalmente proporcionam uma
flexibilidade que não poderia ser conseguida de outra maneira. Com base nisso observou-se
também que os funcionários da empresa Dacasa, saem dos laços formais
característica defendida por Weber, se confraternizam, criam laços de amizade o
que torna a organização mais eficiente, pois em relação às metas estabelecidas
a cada funcionário existe a parceria entre colaboradores para bater a meta, uma
crítica de Peter Blau sobre a formalidade do método burocrático. Para Blau os
momentos informais influenciam nos posicionamentos da organização. Nota-se que
na Dacasa Financeira tem um o ambiente sociável, flexível e agradável.
Outra crítica ao modelo
burocrático de Weber que observamos na Dacasa Financeira foi à flexibilidade em
relação a regras, a colaboradora que entrevistamos não nos deu detalhes, pois é
algo sigiloso da empresa, mas esclareceu que todos os casos de financiamentos
seguem as regras, mas vai de acordo com a necessidade. Ou seja, de acordo com
Robert Merton, as regras devem se adequar as necessidades.
Segundo Giddens (2007), a
vigilância é um tema analisado e discutido por Michel Foucault. Ele afirma que
a vigilância é algo comum em todo tipo de organização moderna, onde a estrutura
física do local de trabalho coopera para que ocorra algum tipo de vigilância,
desde os cargos mais altos aos cargos mais baixos, porém existe uma tendência
de que esta decresça, em intensidade e em frequência, à medida que os cargos
sobem na escala hierárquica.
A vigilância pode ser
direta, onde ocorre uma supervisão de subordinados por seus superiores de forma
clara, e indireta, que é uma forma mais sutil de supervisão. Como formas de
vigilância direta encontrados na Dacasa Financeira S/A temos:
·
Disposição
do espaço de trabalho de forma que possibilite supervisão direta dos superiores
como através de divisórias de vidro, posição das mesas e monitores de
computador;
·
Controle
de frequência com leitor de ponto biométrico;
·
Comunicação
telefônica e online gravada;
·
Bloqueio
de recebimento de e-mails externos e acesso à internet a sites não relacionados
às atividades de trabalho;
·
Câmeras
nos setores;
·
Auditorias.
Como vigilância indireta
apresenta as seguintes ações:
·
Em
situações de contratação ou promoção, pesquisas pelo setor de Recursos Humanos
sobre o candidato ou funcionário, testes de conhecimento e psicológico;
·
Histórico
do funcionário;
·
Relatório
de desempenho.
Uma organização, para
funcionar de forma eficiente necessita de planejamento, organização e controle,
para que os objetivos e metas sejam alcançadas. O controle, porém, para que
haja uma convivência agradável dentro da empresa, deve ter um limite. Giddens
(2007, p.291) descreve que “Para Weber e Foucault, a forma mais eficaz de
dirigir uma organização é através da maximização da vigilância – divisões de
autoridade claras e consistentes [...]”, mas nas empresas modernas em que
procura-se funcionários empreendedores, participativos e proativos deve existir
também um nível mínimo de confiança para
que o colaborador se sinta parte do processo produtivo como um ser que
contribui e não apenas que executa de forma forçada. Giddens (2007, apud GRINT, 1991; SABEL, 1982) afirma
que supervisão excessiva aliena os empregados, não permitindo que eles se
envolvam com as atividades que desempenham e desperta sentimentos de
ressentimento e hostilidade naqueles que são rigidamente supervisionados.
Para que haja o alcance de
um ótimo produtivo, é preciso buscar um ponto de equilíbrio entre a vigilância
e a confiança. Dessa forma, uma empresa pode atender expectativas de ambos os
lados, do colaborador e dos objetivos organizacionais. A Dacasa Financeira,
apesar de apresentar diversas formas de vigilância, permite ao colaborador ter
uma participação independente, pois as regras estão dispostas de forma clara e
ele sabe em que ponto possui ou não liberdade para atuar.
A sociabilidade é um conceito
trazido pelo modelo japonês de gestão, algumas ações são totalmente contrárias
à burocracia de Weber e traz uma forma diferente de relacionamento dentro das
organizações, proporcionando ao colaborador fazer parte da empresa como pessoa
que é e não apenas pelo cargo que ocupa, gerando um comprometimento e
envolvimento maior com a organização e seus objetivos.
A sociabilidade tem como
objetivo fundir a vida pessoal com a vida profissional do indivíduo, buscando
com que este se envolva com a empresa e com os colegas de trabalho, criando um
vínculo entre os mesmos. Para promover lealdade, entusiasmo e compromisso a
gerência atua de forma que se crie uma cultura organizacional com eventos e
tradições próprias que envolvam não apenas os colaboradores, mas também os seus
familiares, como em festas de fim de ano, piqueniques (muito comuns no Japão na
chegada da estação da primavera), comemorações em datas festivas, etc..
Na Dacasa Financeira, a
sociabilidade ocorre de duas maneiras, uma é promovida pela empresa e outra de
iniciativa dos próprios funcionários. A sociabilidade promovida pela empresa
ocorre quando a filial alcança a meta mensal e recebe um recurso monetário da
matriz para realizar uma comemoração, podendo esta ser da forma desejada pelos
colaboradores. A comemoração pode ocorrer em restaurantes, bares e até mesmo na
casa de algum dos funcionários. Como iniciativa dos colaboradores, são diversas
as ocasiões em que ocorrem a sociabilidade, como em aniversários, páscoa, natal
e festa junina, por exemplo, em que todos saem juntos, compram presentes e
realizam tudo com recursos próprios.
Organizações modernas
estão cada vez mais utilizando de recursos tecnológicos em suas atividades
internas e externas, seja para armazenamento de dados e troca de informações,
até para a realização de vendas online. A utilização desses recursos de forma
eficaz está se tornando um fator decisivo para o sucesso da organização,
empresas que não acompanharem esse ritmo de desenvolvimento perderão espaço no
mercado.
A Dacasa Financeira
utiliza destes recursos de forma intensa, possui a extranet, que liga todas as
filiais umas com as outras e com a matriz, sistema de telefonia IP, possuindo
um dos maiores call Center do país,
comunicação interna através de um recurso de conversa escrita online chamado spark, além de e-mails. A Dacasa possui
também um sistema integrado de armazenamento de dados, em que são inseridos os
dados dos clientes e podem ser acessados em qualquer filial do país, gerando
uma facilidade para o cliente. Todos esses recursos proporcionam ao colaborador
diversas facilidades de comunicação e acesso às informações. Outros serviços
são disponibilizados para os colaboradores como classificados, com venda de
produtos novos e usados dos próprios funcionários, calendário de
aniversariantes, manuais de procedimentos, etc.
No que se relaciona ao
cliente, a Dacasa utiliza de meios para implementar as suas vendas e agilizar o
atendimento. Possui uma página virtual, com o endereço http://www.dacasa.com.br/, na qual os
clientes e parceiros podem utilizar dos seguintes recursos:
·
Fazer
simulações de empréstimo pessoal;
·
Passar
uma proposta de empréstimo, e receber resposta na hora;
·
Tirar
dúvidas quanto ao crédito;
·
Se
cadastrar na Dacasa Financeira;
·
Consultar
proposta de adesão de cartão de crédito;
·
Imprimir
2° via de fatura de cartão de crédito;
·
Verificar
o limite do cartão de crédito;
·
Dicas
sobre planejamento financeiro.
Para lojista parceiro da
Rede Cartões Dacasa:
·
Relatório
de vendas;
·
Retirar
Extrato;
·
Relatório
do IRRF;
·
Solicitar
Alteração do Recebedor.
Tais recursos auxiliam o
cliente em algumas atividades, porém, o atendimento na loja é muito mais
procurado, pois muitos clientes ainda não estão capacitados a este
autoatendimento.
![](file:///C:\Users\ARIANA~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image003.jpg)
Figura 1: Imagem do site da Dacasa Financeira
5.
CONCLUSÂO
Esta abordagem clássica,
quando aplicada à administração, tende a focar dois polos: o gestor, que busca
aumentar a eficiência nas ações que empreende e o funcionário ou empregado, que
exerce contrapressão em face das ações do gestor.
Nos últimos anos as
empresas foram marcadas por práticas e conceitos como a escola das relações humanas,
o movimento pela qualidade, a emergência do marketing, a ruptura de paradigmas,
a reengenharia e a revolução da informação. O foco aplicado nos dilemas de
mudança nas empresas é um problema também sociológico e não apenas
administrativo como se têm priorizado.
Todo esse cenário é
desafiador na compreensão do mundo atual pela Sociologia. Faz-nos questionar o
papel do Estado, o emprego e a qualificação dos trabalhadores e tantos outros
temas aberto pela Sociologia em relação à interação social, aos padrões sociais
e a socialização dos processos. Como ciência da sociedade a sociologia e a
orientadora nos possibilitou neste trabalho de pesquisa conhecer os lados de uma
organização em função do bem econômico e do bem humano, para então evoluímos nos
aspectos corporação e gestão.
Por fim, esta analise
aborda sutilmente as pesquisas de muitos estudiosos da sociologia, com o
intuito de mostrar a força e a contribuição da sociologia na Administração.
“Gerenciamento é substituir músculos
por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por
cooperação.” (Peter Drucker).
REFERÊNCIAS
CERVO,
Arnaldo Luiz e BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia
cientifica: para uso dos estudantes universitários. – 2°ed.- São Paulo: McGraw
do Brasil, 1978.
CHARON,
Joel M. Sociologia. – 5°ed.- São
Paulo: Sairava, 2004.
GIDDENS,
Athony. Sociologia. – 4°ed.- São Paulo:
Artmed, 2007.
MARTINS
DOS SANTOS, Vania. Sociologia da
Administração. - 1°ed. - São Paulo: LTC, 2009.
www.dacasafinanceira.com.br
Anexo
ROTEIRO
DE OBSERVAÇÃO
- Caracterização da empresa: Qual empresa? Em qual ramo atua? Está há quanto tempo no mercado? Já passou por alguma grande transformação no sentido de atender as necessidades locais (ampliação, fusão, abertura de filiais, etc.);
- Normas, status e papeis: Qual a quantidade de funcionários? Como se dá a divisão hierárquica na empresa? Fale sobre a distribuição de cargos (status), quais suas respectivas funções (papeis), quais as principais normas (gerais e específicas a cada status) adotadas na empresa;
- Salários: Como é feita a determinação dos salários (cargo, tempo de serviço, sindicato, etc.), os salários são fixos ou há comissões (para quais cargos isso é válido)? Oferecem-se quais outros benefícios (se for o caso)?
- Burocracia: Quais características da burocracia Werberiana a empresa adota e quais não adota?
- Vigilância: Quais os recursos de vigilância (direta e indireta) utilizados pela empresa?
- Sociabilidade: A empresa costuma promover a sociabilidade entre os funcionários? Em quais ocasiões? Como é feita?
- Tecnologia: A empresa possui alguma página virtual? Quais tipos de recursos e serviços estão disponíveis virtualmente?
QUESTIONÁRIO – DACASA
FINANCEIRA S/A
(Ao Gerente)
Dados da empresa:
a)
Qual
a idade da Filial em Porto Seguro?
b)
A
filial já passou por alguma grande transformação no sentido de atender as
necessidades locais (ampliação, fusão, etc.)?
Estrutura Organizacional:
a)
Quantidade
de funcionários
b)
Organograma
c)
Descrição
de cargos (funções).
Política Salarial:
a)
Como
é feita a determinação dos salários (cargo, tempo de serviço, sindicato, etc.)?
b)
Salários
são fixos ou há comissões? Para quais cargos isso é válido?
c)
Oferece-se
quais outros benefícios (plano de saúde, participação nos lucros, etc.)?
Formas de Vigilância
a)
Quais
os recursos de vigilância dos funcionários (direta e indireta) são utilizados
pela empresa?
Sociabilidade
a)
A
empresa costuma promover a sociabilidade entre os funcionários? Em quais
ocasiões? Como é feita?
FOTO DA EQUIPE – UNESUL
REPÓRTER
![](file:///C:\Users\ARIANA~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image005.jpg)
(Foto em frente à Dacasa Financeira: Ícaro Gadêlha, Kevin Eleto, Ariana Matos e Paula Suemi)
FOTO DA LOGOMARCA DA EQUIPE
– UNESUL REPÓRTER
![](file:///C:\Users\ARIANA~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image007.gif)
FOLHETOS DACASA FINANCEIRA
SLIDE E VÍDEO DE APRESENTAÇÃO
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