SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA TECNOLOGIA WEB (SIW), ÁNALISE DA COMPRAFACIL.COM (4º Período)



FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ARIANA MATOS
GRASIANE TAVARES
JALES VINICIUS BONFIM
LUCIANO NERY
ROGÉRIO ROCHA
SAMMILA SOARES




ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES II











EUNÁPOLIS
2012
ARIANA MATOS
GRASIANE TAVARES
JALES VINICIUS BONFIM
LUCIANO NERY
ROGÉRIO ROCHA
SAMMILA SOARES





SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA TECNOLOGIA WEB (SIW), ÁNALISE DA COMPRAFACIL.COM



Trabalho apresentado ao Curso de Administração das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, como requisito para a disciplina de Administração de Sistema de Informações II, sob a orientação do professor Luiz Carlos Andrade.




EUNÁPOLIS
2012
Sumário

1.    INTRODUÇÂO........................................................................................03

2.    SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS NA TECNOLOGIA WEB (SIW)............................................................................................................04

3.    ÁNALISE DA COMPRAFACIL.COM.....................................................05
3.1.      Histórico.....................................................................................05
3.2.      Dados Gerais..............................................................................06
3.3.      Sistema de Informação.............................................................07
3.4.      Comunicação.............................................................................10
3.5.     Maior detalhamento sobre as iniciativas com os bancos......11
3.6.      Usabilidade.................................................................................12
3.7.      Vulnerabilidade (ameaças x fraquezas)...................................16
3.8.      Mobile e-commerce...................................................................16

4.    CONSIDERAÇÕES.................................................................................18

5.    CONCLUSÃO.........................................................................................21

6.    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................22





1.           INTRODUÇÃO

A tecnologia Web foi criada como forma de divulgar o conhecimento cientifico, mas tem sido utilizada também como mecanismo de acesso a vários tipos de sistemas de informação empresariais, assim como de comunicação entre eles, gerando diversas oportunidades para as organizações.
Durante a década de 1990 foi criada uma nova tecnologia para a Internet: a Tecnologia Web. Ela surgiu com o objetivo de formar um repositório do conhecimento humano (BERNERS-LEE et al., 1994) e está baseada em mecanismos de armazenamento, recuperação e visualização de documentos eletrônicos.
A Tecnologia Web funciona de forma relativamente simples: o repositório é formado por documentos eletrônicos armazenados em servidores ligados à rede mundial de computadores, a Internet, e que podem ser recuperados e visualizados a partir de qualquer computador conectado a ela. Tais documentos eletrônicos são chamados de páginas Web e podem referenciar outros, formando assim uma grande rede de informações, denominada World Wide Web, WWW, ou, simplesmente, Web.
Ao longo dos últimos anos, a Tecnologia Web foi evoluindo de forma a incorporar novos recursos e novas funções, deixando de ser apenas um mecanismo de acesso a um grande repositório de documentos eletrônicos estáticos para tornar-se uma rica interface de acesso dos usuários a novos sistemas de informação dinâmicos.
Os Sistemas de Informação baseados na Tecnologia Web (SIW) possuem características que permitem supor que o seu desenvolvimento apresenta diferenças em relação ao de sistemas não-Web. Neste trabalho, conceituam-se os Sistemas de Informação para a Web e apresentam se alguns dos aspectos da empresa COMPRAFACIL.COM que tem sua estruturação na tecnologia web. Além identificarmos as inovações pelo qual essa empresa vem se modificando por conta das demandas do mercado.
2.           SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA TECNOLOGIA WEB (SIW)

Para Press (1999, p.13), “se considerarmos os sistemas de processamento em lote, os sistemas de compartilhamento de tempo e as aplicações cliente-servidor como as três primeiras gerações de processamento de dados empresariais, a quarta geração é a dos Sistemas de Informação baseados na Web”, os quais são caracterizados pela universalização do acesso às redes de computadores e pela utilização de sistemas de padrões abertos para a comunicação. Várias denominações têm sido dadas a tais sistemas, como: Web Sites, Web-Based Information Systems (WBIS), Web Information Systems (WIS), Sistemas, Aplicações Web e Sistemas de Informação Web.
Segundo Isakowitz, Bieber e Vitali (1998, p.78), as aplicações de sistemas de informação baseados na Tecnologia Web podem ser classificadas em quatro grandes tipos, abordados a seguir;
·         Sistemas de apoio ao trabalho interno — tipicamente, utilizam uma Intranet como infraestrutura de comunicação. Substituem ou servem de interface de acesso a sistemas de informação já existentes nas tecnologias tradicionais;
·         Sites de presença na Web — ferramentas de marketing utilizadas para alcançar consumidores fora da empresa;
·         Sistemas de apoio ao comércio eletrônico — sistemas que apoiam interações com os consumidores, como compras online;
·         Tipicamente, comunica-se com sistemas já existentes em outras tecnologias, como sistemas de processamento de pedidos e sistemas de controle de estoques.
·         Sistemas de apoio ao comércio entre empresas — sistemas que apoiam interações com outras empresas. Tipicamente, utilizam uma Extranet como infraestrutura de comunicação e comunicam-se com outros sistemas já existentes em outras tecnologias, como processamento de pedidos e sistemas de controle de estoques.

3.           ÁNALISE DA COMPRAFACIL.COM

O site comprafacil.com foi à empresa escolhida para o nosso estudo. No mercado há nove anos, tem sua sede no Rio de Janeiro e pertence ao Grupo Hermes, que está no mercado desde 1942.
A empresa apresenta ótimas perspectivas de crescimento, pois seu segmento está em constante expansão e o mercado está bastante favorável economicamente para o varejo eletrônico.
Apesar de viver um cenário bastante favorável, o Compra Fácil depara-se com uma concorrência tradicional, forte e estabilizada no mercado, o que pode prejudicar a saúde econômica da empresa, além de diagnosticar previamente possíveis perdas de market share.

3.1.        Histórico
Contando com a sólida estrutura e grande experiência no mercado de varejo da Hermes, foi criado em Março de 2003, o Comprafacil.com, que surgiu com a finalidade de ocupar uma fatia de mercado relativamente nova e em constante crescimento - o comércio eletrônico.
Com a capacidade de atender mais de 400 mil pedidos/mês e contam com um sortimento de mais de 35.000 itens, trabalhando com as melhores marcas e garantindo sempre o que há de melhor e mais moderno no mercado. Além das mais diversas linhas de produtos, oferecem também uma variedade de serviços agregados tais como Oferta fácil (leilão), Comprafácil viagem.com, Lista de casamento, OFF, entre outros. Através do televendas, atendem diariamente em torno de 16 mil ligações, sendo a grande maioria, clientes que recebem nosso Catálogo Comprafacil em suas casas. No nosso Catálogo estão reunidas as melhores ofertas do site e estes atingem mais de 6 milhões de clientes, no Brasil inteiro.


3.2.        Dados gerais
Atualmente a sua estrutura gerencial é composta por 5 gerencias:
·         Recebimento e alocação
·         Separação e preparação de pedidos
·         Expedição
·         Logística Reversa
·         Gestão de planejamento de estoque
·         Somamos em torno de 800 colaboradores diretamente ligados à operação
·         Dois turnos de trabalhos – segunda à sábado 7:00hs às 23:30hs
·         130 máquinas empilhadeiras e transpaleteiras
·         350 coletoras de conferência
·         60 carros expedidos diariamente
Uma das premissas de sua gestão é a valorização dos colaboradores:
·         Foco em promoções internas;
·         Restaurante no local (900 refeições dia) Café; lanche; refeições (4 opções de refeições)
·         Enfermaria;
·         Banco;
·         Área de lazer;
·         Ônibus fretados;
·         Bolsa de estudos;

3.3.        Sistema de informação
Um departamento da empresa, intitulado de Database Marketing (internamente chamado de “DBM”) é quem cuida de toda essa parte relacionada a armazenamento e manipulação de informações.
A empresa, inclusive, considera como o maior “tesouro” da organização, justamente o seu banco de dados. O banco de dados compõe e armazena todas as informações que são importantes para a empresa. Lá são segmentadas as informações que os outros departamentos poderão solicitar futuramente conforme necessitarem (ex: “Qual o percentual de nossa base que reside na região sul do país? Qual o percentual gastou mais de 100 reais no ultimo mês? Qual o percentual de nossa base é composto por mulheres jovens?”). O relacionamento deste departamento com as outras diversas áreas da empresa é intenso. A formação deste banco de dados se deu ao longo de toda a história da empresa. Cada novo cliente que se cadastra no site, ou faz um nova compra através dos catálogos Hermes entra para a base de dados da empresa. E nela, o DBM faz a devida classificação, por perfil, por região, por volume de compras, por rotina de compras, por categorias de produtos que mais são comprados e etc.
É importante destacarmos, que pelo volume de informações já armazenadas e gerenciadas diariamente, este departamento é compartilhado entre comprafacil.com e a Hermes. Uma vez que é lá que estão armazenadas as mais detalhadas informações sobre toda a base de clientes da empresa. A empresa não possui orientação voltada para pesquisas de mercado, muito menos um departamento exclusivo para o tema. Nunca realizou nenhuma pesquisa de mercado, e não possui nenhum setor voltado para este tema. Mas há uma mudança recente na mentalidade, a grupo vem trabalhando na ideia, e afirma que pretende realizar pesquisas pós-compra diretamente no site. O cliente, após confirmar o pagamento de sua compra, será convidado a preencher uma pesquisa rápida e então, será ofertado um brinde em troca.
 Inteirações do Marketing com outras áreas da empresa são:
1)    Consultas ao DBM: O DBM basicamente segmenta clientes para o marketing. O marketing faz pedidos de cadastros de clientes que efetuaram alguma reclamação nos últimos 12 anos, aniversariantes do mês, cadastros para o dia das mães e clientes que deram mais retorno em novas ações. A partir destes dados, são desenvolvidas novas ações, e o DBM sempre segmenta clientes ideais de acordo com os perfis propostos para novas iniciativas.
2)    Outra interação é com sua agência, House. Todos os materiais são produzidos e desenvolvidos internamente pela empresa. Panfletos promocionais, catálogos diversos, e demais do gênero são desenvolvidos por profissionais do próprio comprafacil.com.
3)    Departamento de compras: O departamento de marketing está sempre em consultas ao departamento de compras. Para planejar quais produtos entrarão em um determinado catálogo de iniciativa profissional, é preciso certificar-se da devida disponibilidade deste produto. O marketing também não interfere nos preços dos produtos que constarão de suas ações promocionais. O departamento de marketing informa ao departamento de compras o perfil da determinada ação e, este, responde com o preço mínimo que pode ser praticado no catálogo.
4)    Há uma quarta categoria de interação que se dá internamente, uma vez que o setor de marketing possui duas subdivisões (marketing direto e marketing e-commerce). Para cada nova ação promocional com catálogos impressos, do comprafacil.com junto a parceiros, é criado um hotsite específico, com toda a identidade visual para ação.
As funções de marketing são divididas de acordo com os canais:
·         Marketing para distribuidor;
·         Marketing para site;
·         Marketing para catalogo do site;
·         Marketing para HBS reembolso postal;
·         Marketing de vendas corporativas.

3.4.        Comunicação
O comprafacil.com é uma empresa que começa a investir, lentamente, em iniciativas de comunicação tradicionais, como campanhas publicitárias. A cada nova ação proposta pelo departamento de marketing, os responsáveis pelas propostas eram intensamente cobrados pelos líderes da empresa sobre os possíveis retornos que estas ações trariam, adotando uma postura altamente conservadora (característica de uma empresa familiar). Sendo assim, nos últimos três anos, as iniciativas de comunicação praticadas pela empresa se davam única e exclusivamente através de parcerias que a empresa firma, com empresas que já possuam uma grande base de clientes cadastrados.
O que o Compra Fácil visa principalmente com essas parcerias é a base de clientes da empresa parceira para que se possa prospectar. Em nome disso, a maior parte dessas parcerias se dá com bancos e financeiras, empresas que em geral possuem bases de clientes gigantes e com perfil bastante abrangente. Outras empresas que figuram entre os principais parceiros são editoras, jornais e alguns sites. Mas podemos destacar que os bancos são de fato uma preferência da empresa.
Essa estratégia sempre foi avaliada como vitoriosa pela empresa, já que eles entendem “resultado” por um ângulo alternativo. A empresa não relaciona aumento de vendas ou faturamento às suas iniciativas de marketing, mas sim o aumento em sua base de clientes cadastrados.
Considerando apenas este quesito, podemos avaliar esta estratégia como equivocada, visto que um aumento significativo no número de clientes cadastrados (300.000 clientes em meados do ano de 2006 para 10.000.000, atualmente), não necessariamente, significa um grande aumento no numero de vendas do site. Apesar do equivoco na estratégia de medição de resultados, o numero de produtos vendidos vem, de fato, obtendo um grande crescimento.

3.5.        Maior detalhamento sobre as iniciativas com os bancos.
O comprafacil.com geralmente procura o determinado banco com o qual se tem a intenção de firmar parceria, se colocando como alternativa para que o banco crie um programa de relacionamento com seu cliente O compra fácil propõe pegar os dados dos clientes fornecidos pelo banco e então enviar catálogos promocionais, com ofertas específicas para aquele determinado perfil de cliente que o banco está lhe passando e em contrapartida o cliente só poderá efetuar as compras das ofertas especiais encartas no catálogo específico, pagando exclusivamente com o cartão do banco. A Compra Fácil produz os catálogos e arca com os custos do envio, mas não exige enviar diretamente aos clientes do banco. Eles efetuam o pagamento e é o banco quem envia a ação para os clientes combinados, com isso a Compra Fácil mostra a seus parceiros que não quer necessariamente acessar os dados dos clientes do banco, e sim, apenas se certificar de que a ação chegará de fato ao cliente. O catálogo acaba por parecer uma ação exclusiva do banco, mas posteriormente diversos clientes do banco passarão à base do comprafacil.com uma vez que para efetuar as compras das determinadas ofertas presentes nos catálogos, o cliente irá de fato efetuar seu cadastro completo no site, passando, assim, a integrar a base de clientes do comprafacil.com
As vantagens da parceria para a compra fácil, sem dúvida são o aumento em sua base de clientes e o contato com sua marca por parte dos inúmeros clientes bancários e para o banco pode afirmar que é a aparência de iniciativa de relacionamento que o mesmo está desenvolvendo junto ao seu cliente, e também a retenção de clientes, uma vez que os clientes só podem efetuar o pagamento com o cartão do banco, e sendo uma compra parcelada em 12x, por exemplo, o banco tem a garantia que o cliente possuirá seu cartão de crédito por pelo menos mais um ano.

3.6.        Usabilidade
Usabilidade é um tema amplamente discutido mundialmente por grandes autores, pesquisadores e acadêmicos – como Jacob Nielsen, Jenny Preece, Kent Norman, entre outros – que colaboraram para a disseminação dos conceitos de usabilidade e suas técnicas e incentivaram as empresas a "tornar o fácil de fazer". Usabilidade é uma metodologia científica que pode ser entendida como sendo a facilidade com que usuários podem alcançar metas específicas com eficiência, eficácia e satisfação, em certo contexto de uso de um sistema. É importante destacar que a usabilidade não se restringe a interface e aplicar determinadas técnicas e sim através dela solucionar questões inerentes ao sucesso do negócio. Hoje em dia, e comum uma reclamação ou um elogio cair na “rede” e ser visto por milhares ou ate milhões de pessoas, pois qualquer um com um celular inteligente ou um computador pode, em questão de segundos, causar danos permanentes a uma marca.
As negociações que acontecem entre uma empresa e os consumidores finais são chamadas de B2C (Business-to-Consumer) (e-words, 2000a). O B2C é o modelo mais popular entre os consumidores. Neste modelo, os consumidores navegam pelo site, escolhem os produtos e colocam num carrinho de compras eletrônico.
O Compra fácil possui uma capacidade de inovação que se assemelha a veterana Amazon. Seguindo as tendências e boas práticas do comércio eletrônico, seguem 11 práticas “Hiper Mega Blaster” de um verdadeiro e-commerce.
1)    Comprar com 1-Click
2)    Arraste e Compre
3)    Página Personalizada
4)    Lojas Personalizadas
5)    Personalização de Menu
6)    Minha Navegação
7)    Realidade Aumentada
8)    Aplicativo iPhone, Androide
9)    BLOCKBUSTER Online
10)  Entrega Atômica.
11)  Um dos pontos comuns é a presença de banner. Os banners são pequenas mensagens publicitárias inseridas em uma página, representadas através de imagens. Normalmente estão vinculadas a um desconto promocional de algum produto ou categoria da loja. Uma das estratégias é organizar o catálogo de produtos pela categoria ou pela marca, ou seja, a vitrine mostrará todos os produtos que possuem um critério em comum. A figura apresenta um catálogo de produtos reunindo todos os produtos de uma mesma marca.
A terceira possibilidade de apresentar os produtos é montar um conjunto de produtos escolhidos de acordo com a estratégia do gestor de E-Commerce. A flexibilidade e a possibilidade de colocar produtos heterogêneos são pontos fortes deste tipo de vitrine. O objetivo de exigir um cadastro na loja é fazer a identificação do cliente. Assim, o sistema é capaz de associar o pedido com os clientes. Os E-commerces sempre possuem uma página de login semelhante a que está representada. A página exige basicamente duas informações: o e-mail, que é o login do cliente e a senha de acesso. Com as duas informações corretas, o cliente consegue prosseguir para próximo passo. Caso seja um cliente que não possui um cadastro, sempre existe uma possibilidade de ser redirecionado para página para se cadastrar.
A fase final de uma compra é a tela de fechamento do pedido com o gateway de pagamento. Comumente esta última etapa é chamada de checkout. Um gateway de pagamento é um meio para realizar uma movimentação monetária a fim de concretizar uma compra. Existem vários tipos de gateway: cartões de crédito, transferência bancária ou boleto bancário.
Assim como todas as outras empresas do segmento e-commerce, a visão do cliente sobre a Compra fácil é que o site é uma ferramenta que traz praticidade no momento da compra e comodidade por conta do frete. No Brasil alguns consumidores ainda possuem um pouco de receio para efetuar compras on-line, principalmente por conta da segurança, ou pela falta desta. Há alguns anos atrás, fraudes relacionadas a cartões de crédito eram muito comuns, o que fez com que e-consumidores menos assíduos ainda tenham receio em fornecer o numero de seus cartões de créditos em transações via internet.

3.7.        Vulnerabilidades (ameaças x fraquezas)

§  Crescimento de novos entrantes (principalmente grandes lojas varejistas) no e-commerce, como Wall Mart, Ricardo Eletro, Casas Bahia e Extra tornam o comprafacil.com muito vulnerável a ação destes concorrentes, visto que estes já possuem reconhecimento no varejo tradicional enquanto o Compra Fácil, possui uma marca pouco conhecida entre os e-consumers.
§  A Compra fácil possui um banco de dados de seus consumidores, mas não efetua ações de CRM. Com o desenvolvimento das convergências midiáticas, ações de customização dos serviços para os clientes, começam a significar diferenciação perante a concorrência.

3.8.        Mobile e-commerce
Apesar do boom recente nos últimos anos, o e-commerce já passa por transformações. Se vender com total comodidade pelo computador é uma enorme vantagem, o mobile e-commerce consegue vender em absolutamente todos os lugares, uma vez que o consumidor não precisa estar à frente de um desktop ou notebook. Basta usar seu aparelho celular.
Num e-commerce mobile em constante evolução, algumas tendências são perceptíveis para os especialistas do setor. Por exemplo, a mobilidade vem aumentando muito e será ainda maior por conta de aparelhos como tablets, e-readers. As pessoas ficarão cada vez mais conectadas e experimentando novos recursos, sendo assim, os anunciantes terão mais oportunidades de oferecer conteúdos interessantes aos usuários.
A publicidade móvel (mobile marketing) será intensificada, especialmente oferecendo vídeos de alta qualidade aos consumidores, com objetivo de aumentar a conversão em vendas. A geolocalização será cada vez mais importante, pois permite às empresas direcionarem a publicidade para determinado nicho ou público específico. Por conta dos aplicativos móveis, as pessoas receberão mais ofertas de acordo com seu perfil e o lugar em que estiverem. Por outro lado, as empresas saberão melhor aonde e como atuar.
Novas tecnologias de aplicativos mobile como a busca baseada em imagens (sem digitação de textos) do Google Googles ou a busca de voz (parte do Android API) são outras tendências de como a Internet será usada nos smartphones.
Mobile commerce em estudo detalhado:
O estudo mostra alguns dados interessantes. Por exemplo, os itens de viagem e produtos eletrônicos/informática são os mais vendidos no mobile commerce dos Estados Unidos. Dentre as tendências, há previsão de que em 2015 o m-commerce mundial irá faturar US$ 119 bilhões em bens e serviços, representando cerca de 8% do mercado total do e-commerce. Mobile commerce é isso: interatividade total e compras em qualquer lugar.


4.           CONSIDERAÇÕES

O diferencial mais marcante do portal de e-commerce Comprafacil.com em relação aos seus concorrentes, além de suas promoções exclusivas e benefícios aos clientes é a vasta propaganda através de malas diretas. A empresa investe maciçamente na criação de catálogos, encartes em fatura de cartões de crédito, newsletters, cartas personalizadas, dentre outras mídias que atingem o cliente através de diversos canais, e estimulam o mesmo a entrar no site e conhecer as ofertas impressas e os mais de 40.000 produtos disponíveis. Vale ressaltar que estas ações de marketing direto efetuadas pela empresa seguem os princípios e responsabilidades relatadas ao longo deste trabalho, desde a segmentação da base e da criação, até a logística de postagem.
Devido a sua vasta experiência na criação de malas diretas (especialmente em formato de catálogos), a Hermes não hesitou em investir neste modelo para atender aos seus consumidores e captar novos clientes. Atualmente o site de e-commerce da Hermes, Comprafacil.com, possui mais de um milhão e meio de clientes cadastrados em sua base e produz mensalmente catálogos com um mix variado de produtos que podem ser comprados, conforme relatado anteriormente, através do site ou do telemarketing receptivo. Para entrar para a base de clientes do Comprafacil.com, existem duas maneiras: ou o consumidor acessa o site e efetua o cadastro no link específico para isso, e posteriormente passa a receber os catálogos promocionais em sua casa, ou efetua uma compra, que o induz a se cadastrar.
Vale ressaltar que os maiores sites de e-commerce do Brasil estão ligados a grandes marcas e por vezes, contam com divulgações em mídias de massa, como a televisão, por exemplo. Por isso, é importante frisar que a empresa não utiliza propagandas em mídias de massa, no entanto sua marca foi fortalecida unicamente pelo marketing direto e pelo envio de catálogos, que auxiliou no crescimento da empresa.
O trabalho feito para a criação dos catálogos destinados a base clientes Comprafacil.com segue todas as diretrizes de marketing direto relatadas ao longo deste trabalho e conta ainda com o apoio da carta personalizada, que é uma página destacada do catálogo com uma promoção exclusiva para um determinado cliente. A empresa filtra a base de clientes e a separa em diversos grupos com características em comum, ou seja, realiza a segmentação. Desta forma, a comunicação fica direcionada, e a carta personalizada geralmente oferece um benefício adequado para o perfil de cliente, que devido a esta especificação, tem mais chances de responder à ação, acessando o hotsite e aproveitando seu benefício.
Esta ferramenta de benefícios é uma poderosa maneira de atrair o cliente à atitude da compra, pois, devido à oferta ser estruturada através do estudo do perfil daquele determinado cliente, toda promoção será criada e divulgada de forma segmentada. Um bom apelo é fundamental para uma mala direta eficiente, pois isso faz com que as chances de o consumidor efetuar a compra sejam muito maiores, pois a oferta é criada especificamente para atraí-lo e, no caso do Comprafacil.com, representa um grande diferencial, em relação diversas empresas varejistas do mercado. A seguir está um exemplo de carta personalizada enviada para uma cliente que faz aniversário no mês em que a carta foi produzida:
A escolha de produtos para a venda também ocorre de maneira segmentada. Existem formatos diferentes de ações nos quais os produtos impressos são definidos de acordo com o público para o qual a mala será enviada. Por exemplo, para públicos com uma renda fixa baixa, são ofertados produtos mais baratos no catálogo, e o inverso também ocorre para pessoas com alto poder aquisitivo. O layout dos catálogos e dos encartes em fatura também é customizado de acordo com o segmento, visando atrair um determinado perfil de cliente. Estes fatores são imprescindíveis para que os catálogos e malas diretas tenham um resultado positivo e atinjam seu receptor de maneira correta, para que ele sinta-se prestigiado pela empresa.
O Comprafacil.com, além de possuir em seu portal uma página de cadastro que convida o usuário a receber o catálogo e se tornar um cliente, conta também com a realização de parcerias com grandes instituições bancárias, empresas de aviação, postos de gasolina dentre outros, que oferecem produtos do Comprafacil.com a seus clientes. A relação de parceria no que diz respeito as malas diretas é resultado da negociação para divulgação de produtos do Comprafacil.com para clientes da empresa parceira. Na ação de encarte em fatura, por exemplo, quando o cliente do banco recebe a fatura, dentro da mesma carta, é enviada uma comunicação da Comprafacil.com exclusiva para o cliente daquele determinado banco. Porém, o cliente só se tornará cliente do Compra fácil, caso compre no site ou no televendas e forneça por sua própria vontade as informações cadastrais, pois os dados do cliente são confidenciais e as instituições em geral mantêm estas informações em sigilo.
Vale ressaltar que o Comprafacil.com também realiza parcerias de grande porte para empresas que não possuem know-how e nem um setor específico para cuidar de ações maiores de e-commerce. É o caso da parceria feita com a rede de postos de gasolina Ipiranga, na qual o Ipiranga empresta sua marca, e o Comprafacil.com é responsável por criar, gerenciar e efetuar toda a logística de entrega dos produtos vendidos pelo chamado “Ipiranga Shopping”.
Atualmente, o site possui inúmeras parcerias com grandes instituições bancárias como, por exemplo, o Banco do Brasil e Itaú, com empresas de rádio e TV como a Sky e em 2010, o Comprafacil.com fechou parceria com a instituição de ensino Estácio de Sá, com a rede de supermercados carioca Zona Sul e com a empresa de aviação aérea Webjet. Nesta última, os passageiros recebem os catálogos durante o voo e podem escolher seus produtos durante o trajeto, para comprar assim que aterrissar em um hotsite exclusivo, que contém para eles um benefício customizado. Segundo o presidente da empresa, Gustavo Bach “Por enquanto, os passageiros poderão escolher suas compras durante o voo e fechar o pedido depois na internet ou por telefone. Nossa intenção é que futuramente a venda seja feita no ar”.
Atualmente o Comprafacil.com é responsável por mais de 70% do lucro anual do grupo Hermes e cresce constantemente ano após ano. A loja de e-commerce busca sempre formar novas parcerias, criar ofertas exclusivas, e atender bem os seus clientes. O comprafacil.com está entre as maiores empresas de e-commerce do país e tem perspectivas de crescimento cada vez maiores.


5.           CONCLUSÃO

Como a arquitetura dos SIW possibilita a utilização da própria Tecnologia Web para a comunicação entre os módulos de um mesmo sistema, acredita-se que novos impactos no desenvolvimento dessa geração de sistemas estarão cada vez mais presentes nos projetos de sistemas, conforme aumente a utilização dessa tecnologia.
Algumas características da Tecnologia Web como a universalização do acesso e a possibilidade de utilização de interfaces mais ricas, têm direcionado o desenvolvimento dos sistemas de informação para a participação de profissionais de outras áreas além da de tecnologia.
Portanto, faz-se necessário que o profissional de Administração conheça as inovações e a própria tecnologia, com isto possibilitará a gestão da organização como podemos observar ao longo deste trabalho. A Compra Fácil mostrou-se no processo de adequação e mudança dessa tecnologia. Pois esse tipo de tecnologia necessita ser observada com cautela, porque demanda a processos de mudanças continuas.
A web nos proporciona varias vantagem, nos dias atuais, comprar ações, baixar musicas, ver filmes, reservar quartos de hotéis, fazer transações bancarias, comprar suprimentos, fazer quase tudo no mundo virtual da Web. Segundo alguns, a web potencializa mais a historia da computação.
Em todos os casos estudados, a Tecnologia Web foi utilizada como mecanismo de comunicação entre os usuários e sistemas. Em nenhum caso houve a implementação de comunicação entre sistemas. Talvez seja consequência de a Tecnologia Web ainda estar, conforme descrito anteriormente, em fase de adoção inicial nas empresas pesquisadas. Acredita-se que deverá haver uma nova etapa (ou iteração) no desenvolvimento de alguns SIW voltada para a integração de sistemas distintos, usando a Tecnologia Web.


6.           REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BERNERS-LEE, T. The World Wide Web — past, present and future. Journal of Digital Information, [S.R.], v.1, n.1, Aug. 1996. ISSN: 1368-7506. Disponível em: <http://jodi.ecs.soton.ac.uk/ Articles/v01/i01/BernersLee/>. Acesso em: 11 ago. 2002.
BERNERS-LEE, T. et al. The World-Wide Web. Communications of the ACM, New York, v.37, n.8, p.76-82, Aug. 1994.

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