SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA TECNOLOGIA WEB (SIW), ÁNALISE DA COMPRAFACIL.COM (4º Período)
FACULDADES
INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
CURSO
DE ADMINISTRAÇÃO
ARIANA
MATOS
GRASIANE
TAVARES
JALES
VINICIUS BONFIM
LUCIANO
NERY
ROGÉRIO
ROCHA
SAMMILA
SOARES
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES
II
EUNÁPOLIS
2012
ARIANA
MATOS
GRASIANE
TAVARES
JALES
VINICIUS BONFIM
LUCIANO
NERY
ROGÉRIO
ROCHA
SAMMILA
SOARES
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
BASEADOS NA TECNOLOGIA WEB (SIW), ÁNALISE DA COMPRAFACIL.COM
Trabalho apresentado ao
Curso de Administração das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, como
requisito para a disciplina de Administração de Sistema de Informações II, sob
a orientação do professor Luiz Carlos Andrade.
EUNÁPOLIS
2012
Sumário
1.
INTRODUÇÂO........................................................................................03
2.
SISTEMAS
DE INFORMAÇÕES BASEADOS NA TECNOLOGIA WEB (SIW)............................................................................................................04
3.
ÁNALISE
DA COMPRAFACIL.COM.....................................................05
3.1.
Histórico.....................................................................................05
3.2.
Dados Gerais..............................................................................06
3.3.
Sistema de Informação.............................................................07
3.4.
Comunicação.............................................................................10
3.5.
Maior detalhamento sobre as iniciativas com os bancos......11
3.6.
Usabilidade.................................................................................12
3.7.
Vulnerabilidade (ameaças x fraquezas)...................................16
3.8.
Mobile e-commerce...................................................................16
4.
CONSIDERAÇÕES.................................................................................18
5.
CONCLUSÃO.........................................................................................21
6.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS.......................................................22
1.
INTRODUÇÃO
A
tecnologia Web foi criada como forma de divulgar o conhecimento cientifico, mas
tem sido utilizada também como mecanismo de acesso a vários tipos de sistemas
de informação empresariais, assim como de comunicação entre eles, gerando
diversas oportunidades para as organizações.
Durante a década de 1990 foi criada uma nova tecnologia para a
Internet: a Tecnologia Web. Ela
surgiu com o objetivo de formar um repositório do conhecimento humano (BERNERS-LEE et al., 1994) e
está baseada em mecanismos de armazenamento,
recuperação e visualização de documentos eletrônicos.
A Tecnologia Web funciona de forma relativamente simples:
o repositório é formado por
documentos eletrônicos armazenados em servidores ligados à rede mundial de computadores, a Internet, e que podem ser
recuperados e visualizados a partir de
qualquer computador conectado a ela. Tais documentos eletrônicos são chamados de páginas Web e podem
referenciar outros, formando assim uma
grande rede de informações, denominada World Wide Web, WWW, ou, simplesmente, Web.
Ao longo dos últimos anos, a
Tecnologia Web foi evoluindo de forma a incorporar novos recursos e novas funções, deixando de
ser apenas um mecanismo de acesso a um
grande repositório de documentos eletrônicos estáticos para tornar-se uma rica
interface de acesso dos usuários a novos sistemas de informação dinâmicos.
Os Sistemas de Informação baseados
na Tecnologia Web (SIW) possuem características que permitem supor que o
seu desenvolvimento apresenta diferenças em relação ao de sistemas não-Web.
Neste trabalho, conceituam-se os Sistemas de Informação para a Web e
apresentam se alguns dos aspectos da empresa COMPRAFACIL.COM que tem sua
estruturação na tecnologia web. Além identificarmos as inovações pelo qual essa
empresa vem se modificando por conta das demandas do mercado.
2.
SISTEMAS
DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA TECNOLOGIA WEB (SIW)
Para Press (1999, p.13), “se considerarmos os sistemas de
processamento em lote, os sistemas de compartilhamento de tempo e as aplicações
cliente-servidor como as três primeiras gerações de processamento de dados
empresariais, a quarta geração é a dos Sistemas de Informação baseados na Web”,
os quais são caracterizados pela universalização do acesso às redes de
computadores e pela utilização de sistemas de padrões abertos para a comunicação.
Várias denominações têm sido dadas a tais sistemas, como: Web Sites, Web-Based
Information Systems (WBIS), Web Information Systems (WIS), Sistemas, Aplicações
Web e Sistemas de Informação Web.
Segundo Isakowitz, Bieber e Vitali (1998, p.78), as
aplicações de sistemas de informação baseados na Tecnologia Web podem ser
classificadas em quatro grandes tipos, abordados a seguir;
·
Sistemas de apoio ao
trabalho interno — tipicamente, utilizam uma Intranet como infraestrutura de
comunicação. Substituem ou servem de interface de acesso a sistemas de
informação já existentes nas tecnologias tradicionais;
·
Sites de presença na
Web — ferramentas de marketing utilizadas para alcançar consumidores fora da
empresa;
·
Sistemas de apoio ao
comércio eletrônico — sistemas que apoiam interações com os consumidores, como
compras online;
·
Tipicamente,
comunica-se com sistemas já existentes em outras tecnologias, como sistemas de
processamento de pedidos e sistemas de controle de estoques.
·
Sistemas de apoio ao
comércio entre empresas — sistemas que apoiam interações com outras empresas.
Tipicamente, utilizam uma Extranet como infraestrutura de comunicação e
comunicam-se com outros sistemas já existentes em outras tecnologias, como
processamento de pedidos e sistemas de controle de estoques.
3.
ÁNALISE
DA COMPRAFACIL.COM
O site comprafacil.com foi à empresa escolhida para o
nosso estudo. No mercado há nove anos, tem sua sede no Rio de Janeiro e
pertence ao Grupo Hermes, que está no mercado desde 1942.
A empresa apresenta ótimas perspectivas de crescimento,
pois seu segmento está em constante expansão e o mercado está bastante
favorável economicamente para o varejo eletrônico.
Apesar de viver um cenário bastante favorável, o Compra
Fácil depara-se com uma concorrência tradicional, forte e estabilizada no
mercado, o que pode prejudicar a saúde econômica da empresa, além de
diagnosticar previamente possíveis perdas de market share.
3.1.
Histórico
Contando com a sólida estrutura e grande experiência no
mercado de varejo da Hermes, foi criado em Março de 2003, o Comprafacil.com,
que surgiu com a finalidade de ocupar uma fatia de mercado relativamente nova e
em constante crescimento - o comércio eletrônico.
Com a capacidade de atender mais de 400 mil pedidos/mês e
contam com um sortimento de mais de 35.000 itens, trabalhando com as melhores
marcas e garantindo sempre o que há de melhor e mais moderno no mercado. Além
das mais diversas linhas de produtos, oferecem também uma variedade de serviços
agregados tais como Oferta fácil (leilão), Comprafácil viagem.com, Lista de
casamento, OFF, entre outros. Através do televendas, atendem diariamente em
torno de 16 mil ligações, sendo a grande maioria, clientes que recebem nosso
Catálogo Comprafacil em suas casas. No nosso Catálogo estão reunidas as
melhores ofertas do site e estes atingem mais de 6 milhões de clientes, no
Brasil inteiro.
3.2.
Dados gerais
Atualmente a sua estrutura gerencial é composta por 5
gerencias:
·
Recebimento e
alocação
·
Separação e
preparação de pedidos
·
Expedição
·
Logística Reversa
·
Gestão de
planejamento de estoque
·
Somamos em torno de
800 colaboradores diretamente ligados à operação
·
Dois turnos de
trabalhos – segunda à sábado 7:00hs às 23:30hs
·
130 máquinas
empilhadeiras e transpaleteiras
·
350 coletoras de
conferência
·
60 carros expedidos
diariamente
Uma das premissas de sua gestão é a valorização dos
colaboradores:
·
Foco em promoções
internas;
·
Restaurante no local
(900 refeições dia) Café; lanche; refeições (4 opções de refeições)
·
Enfermaria;
·
Banco;
·
Área de lazer;
·
Ônibus fretados;
·
Bolsa de estudos;
3.3.
Sistema de informação
Um departamento da empresa, intitulado de Database
Marketing (internamente chamado de “DBM”) é quem cuida de toda essa parte
relacionada a armazenamento e manipulação de informações.
A empresa, inclusive, considera como o maior “tesouro” da
organização, justamente o seu banco de dados. O banco de dados compõe e
armazena todas as informações que são importantes para a empresa. Lá são
segmentadas as informações que os outros departamentos poderão solicitar
futuramente conforme necessitarem (ex: “Qual o percentual de nossa base que
reside na região sul do país? Qual o percentual gastou mais de 100 reais no ultimo
mês? Qual o percentual de nossa base é composto por mulheres jovens?”). O
relacionamento deste departamento com as outras diversas áreas da empresa é
intenso. A formação deste banco de dados se deu ao longo de toda a história da
empresa. Cada novo cliente que se cadastra no site, ou faz um nova compra
através dos catálogos Hermes entra para a base de dados da empresa. E nela, o
DBM faz a devida classificação, por perfil, por região, por volume de compras,
por rotina de compras, por categorias de produtos que mais são comprados e etc.
É importante destacarmos, que pelo volume de informações
já armazenadas e gerenciadas diariamente, este departamento é compartilhado
entre comprafacil.com e a Hermes. Uma vez que é lá que estão armazenadas as mais
detalhadas informações sobre toda a base de clientes da empresa. A empresa não
possui orientação voltada para pesquisas de mercado, muito menos um
departamento exclusivo para o tema. Nunca realizou nenhuma pesquisa de mercado,
e não possui nenhum setor voltado para este tema. Mas há uma mudança recente na
mentalidade, a grupo vem trabalhando na ideia, e afirma que pretende realizar
pesquisas pós-compra diretamente no site. O cliente, após confirmar o pagamento
de sua compra, será convidado a preencher uma pesquisa rápida e então, será
ofertado um brinde em troca.
Inteirações do
Marketing com outras áreas da empresa são:
1) Consultas ao DBM: O DBM basicamente segmenta clientes
para o marketing. O marketing faz pedidos de cadastros de clientes que
efetuaram alguma reclamação nos últimos 12 anos, aniversariantes do mês,
cadastros para o dia das mães e clientes que deram mais retorno em novas ações.
A partir destes dados, são desenvolvidas novas ações, e o DBM sempre segmenta
clientes ideais de acordo com os perfis propostos para novas iniciativas.
2) Outra interação é com sua agência, House. Todos os
materiais são produzidos e desenvolvidos internamente pela empresa. Panfletos
promocionais, catálogos diversos, e demais do gênero são desenvolvidos por
profissionais do próprio comprafacil.com.
3) Departamento de compras: O departamento de marketing está
sempre em consultas ao departamento de compras. Para planejar quais produtos
entrarão em um determinado catálogo de iniciativa profissional, é preciso
certificar-se da devida disponibilidade deste produto. O marketing também não
interfere nos preços dos produtos que constarão de suas ações promocionais. O
departamento de marketing informa ao departamento de compras o perfil da
determinada ação e, este, responde com o preço mínimo que pode ser praticado no
catálogo.
4) Há uma quarta categoria de interação que se dá
internamente, uma vez que o setor de marketing possui duas subdivisões
(marketing direto e marketing e-commerce). Para cada nova ação promocional com
catálogos impressos, do comprafacil.com junto a parceiros, é criado um hotsite
específico, com toda a identidade visual para ação.
As funções de marketing são divididas de acordo com os
canais:
·
Marketing para
distribuidor;
·
Marketing para site;
·
Marketing para
catalogo do site;
·
Marketing para HBS
reembolso postal;
·
Marketing de vendas
corporativas.
3.4.
Comunicação
O comprafacil.com é uma empresa que começa a investir,
lentamente, em iniciativas de comunicação tradicionais, como campanhas
publicitárias. A cada nova ação proposta pelo departamento de marketing, os responsáveis
pelas propostas eram intensamente cobrados pelos líderes da empresa sobre os
possíveis retornos que estas ações trariam, adotando uma postura altamente
conservadora (característica de uma empresa familiar). Sendo assim, nos últimos
três anos, as iniciativas de comunicação praticadas pela empresa se davam única
e exclusivamente através de parcerias que a empresa firma, com empresas que já
possuam uma grande base de clientes cadastrados.
O que o Compra Fácil visa principalmente com essas
parcerias é a base de clientes da empresa parceira para que se possa
prospectar. Em nome disso, a maior parte dessas parcerias se dá com bancos e
financeiras, empresas que em geral possuem bases de clientes gigantes e com
perfil bastante abrangente. Outras empresas que figuram entre os principais
parceiros são editoras, jornais e alguns sites. Mas podemos destacar que os
bancos são de fato uma preferência da empresa.
Essa estratégia sempre foi avaliada como vitoriosa pela
empresa, já que eles entendem “resultado” por um ângulo alternativo. A empresa
não relaciona aumento de vendas ou faturamento às suas iniciativas de marketing,
mas sim o aumento em sua base de clientes cadastrados.
Considerando apenas este quesito, podemos avaliar esta
estratégia como equivocada, visto que um aumento significativo no número de
clientes cadastrados (300.000 clientes em meados do ano de 2006 para
10.000.000, atualmente), não necessariamente, significa um grande aumento no
numero de vendas do site. Apesar do equivoco na estratégia de medição de
resultados, o numero de produtos vendidos vem, de fato, obtendo um grande
crescimento.
3.5.
Maior detalhamento sobre as iniciativas com os bancos.
O comprafacil.com geralmente procura o determinado banco
com o qual se tem a intenção de firmar parceria, se colocando como alternativa
para que o banco crie um programa de relacionamento com seu cliente O compra fácil
propõe pegar os dados dos clientes fornecidos pelo banco e então enviar
catálogos promocionais, com ofertas específicas para aquele determinado perfil
de cliente que o banco está lhe passando e em contrapartida o cliente só poderá
efetuar as compras das ofertas especiais encartas no catálogo específico, pagando
exclusivamente com o cartão do banco. A Compra Fácil produz os catálogos e arca
com os custos do envio, mas não exige enviar diretamente aos clientes do banco.
Eles efetuam o pagamento e é o banco quem envia a ação para os clientes combinados,
com isso a Compra Fácil mostra a seus parceiros que não quer necessariamente acessar
os dados dos clientes do banco, e sim, apenas se certificar de que a ação
chegará de fato ao cliente. O catálogo acaba por parecer uma ação exclusiva do
banco, mas posteriormente diversos clientes do banco passarão à base do
comprafacil.com uma vez que para efetuar as compras das determinadas ofertas
presentes nos catálogos, o cliente irá de fato efetuar seu cadastro completo no
site, passando, assim, a integrar a base de clientes do comprafacil.com
As vantagens da parceria para a compra fácil, sem dúvida
são o aumento em sua base de clientes e o contato com sua marca por parte dos
inúmeros clientes bancários e para o banco pode afirmar que é a aparência de iniciativa
de relacionamento que o mesmo está desenvolvendo junto ao seu cliente, e também
a retenção de clientes, uma vez que os clientes só podem efetuar o pagamento
com o cartão do banco, e sendo uma compra parcelada em 12x, por exemplo, o
banco tem a garantia que o cliente possuirá seu cartão de crédito por pelo menos
mais um ano.
3.6.
Usabilidade
Usabilidade é um tema amplamente discutido mundialmente
por grandes autores, pesquisadores e acadêmicos – como Jacob Nielsen, Jenny
Preece, Kent Norman, entre outros – que colaboraram para a disseminação dos
conceitos de usabilidade e suas técnicas e incentivaram as empresas a
"tornar o fácil de fazer". Usabilidade é uma metodologia científica
que pode ser entendida como sendo a facilidade com que usuários podem alcançar
metas específicas com eficiência, eficácia e satisfação, em certo contexto de
uso de um sistema. É importante destacar que a usabilidade não se restringe a
interface e aplicar determinadas técnicas e sim através dela solucionar
questões inerentes ao sucesso do negócio. Hoje em dia, e comum uma reclamação
ou um elogio cair na “rede” e ser visto por milhares ou ate milhões de pessoas,
pois qualquer um com um celular inteligente ou um computador pode, em questão
de segundos, causar danos permanentes a uma marca.
As negociações que acontecem entre uma empresa e os
consumidores finais são chamadas de B2C (Business-to-Consumer) (e-words,
2000a). O B2C é o modelo mais popular entre os consumidores. Neste modelo, os
consumidores navegam pelo site, escolhem os produtos e colocam num carrinho de
compras eletrônico.
O Compra fácil possui uma capacidade de inovação que se assemelha
a veterana Amazon. Seguindo as tendências e boas práticas do comércio
eletrônico, seguem 11 práticas “Hiper Mega Blaster” de um verdadeiro
e-commerce.
1) Comprar com 1-Click
2) Arraste e Compre
3) Página Personalizada
4) Lojas Personalizadas
5) Personalização de Menu
6) Minha Navegação
7) Realidade Aumentada
8) Aplicativo iPhone, Androide
9) BLOCKBUSTER Online
10) Entrega Atômica.
11) Um dos pontos
comuns é a presença de banner. Os banners são pequenas mensagens publicitárias
inseridas em uma página, representadas através de imagens. Normalmente estão
vinculadas a um desconto promocional de algum produto ou categoria da loja. Uma
das estratégias é organizar o catálogo de produtos pela categoria ou pela
marca, ou seja, a vitrine mostrará todos os produtos que possuem um critério em
comum. A figura apresenta um catálogo de produtos reunindo todos os produtos de
uma mesma marca.
A terceira possibilidade de apresentar os produtos é
montar um conjunto de produtos escolhidos de acordo com a estratégia do gestor
de E-Commerce. A flexibilidade e a possibilidade de colocar produtos
heterogêneos são pontos fortes deste tipo de vitrine. O objetivo de exigir um
cadastro na loja é fazer a identificação do cliente. Assim, o sistema é capaz
de associar o pedido com os clientes. Os E-commerces sempre possuem uma página
de login semelhante a que está representada. A página exige basicamente duas
informações: o e-mail, que é o login do cliente e a senha de acesso. Com as
duas informações corretas, o cliente consegue prosseguir para próximo passo.
Caso seja um cliente que não possui um cadastro, sempre existe uma
possibilidade de ser redirecionado para página para se cadastrar.
A fase final de uma compra é a tela de fechamento do
pedido com o gateway de pagamento. Comumente esta última etapa é chamada de
checkout. Um gateway de pagamento é um meio para realizar uma movimentação
monetária a fim de concretizar uma compra. Existem vários tipos de gateway:
cartões de crédito, transferência bancária ou boleto bancário.
Assim como todas as outras empresas do segmento e-commerce,
a visão do cliente sobre a Compra fácil é que o site é uma ferramenta que traz
praticidade no momento da compra e comodidade por conta do frete. No Brasil
alguns consumidores ainda possuem um pouco de receio para efetuar compras
on-line, principalmente por conta da segurança, ou pela falta desta. Há alguns
anos atrás, fraudes relacionadas a cartões de crédito eram muito comuns, o que
fez com que e-consumidores menos assíduos ainda tenham receio em fornecer o
numero de seus cartões de créditos em transações via internet.
3.7.
Vulnerabilidades (ameaças x fraquezas)
§ Crescimento de novos entrantes (principalmente grandes
lojas varejistas) no e-commerce, como Wall Mart, Ricardo Eletro, Casas Bahia e
Extra tornam o comprafacil.com muito vulnerável a ação destes concorrentes,
visto que estes já possuem reconhecimento no varejo tradicional enquanto o
Compra Fácil, possui uma marca pouco conhecida entre os e-consumers.
§ A Compra fácil possui um banco de dados de seus
consumidores, mas não efetua ações de CRM. Com o desenvolvimento das
convergências midiáticas, ações de customização dos serviços para os clientes,
começam a significar diferenciação perante a concorrência.
3.8.
Mobile e-commerce
Apesar do boom recente nos últimos anos, o e-commerce já
passa por transformações. Se vender com total comodidade pelo computador é uma
enorme vantagem, o mobile e-commerce consegue vender em absolutamente todos os
lugares, uma vez que o consumidor não precisa estar à frente de um desktop ou
notebook. Basta usar seu aparelho celular.
Num e-commerce mobile em constante evolução, algumas
tendências são perceptíveis para os especialistas do setor. Por exemplo, a
mobilidade vem aumentando muito e será ainda maior por conta de aparelhos como
tablets, e-readers. As pessoas ficarão cada vez mais conectadas e
experimentando novos recursos, sendo assim, os anunciantes terão mais
oportunidades de oferecer conteúdos interessantes aos usuários.
A publicidade móvel (mobile marketing) será intensificada,
especialmente oferecendo vídeos de alta qualidade aos consumidores, com
objetivo de aumentar a conversão em vendas. A geolocalização será cada vez mais
importante, pois permite às empresas direcionarem a publicidade para
determinado nicho ou público específico. Por conta dos aplicativos móveis, as
pessoas receberão mais ofertas de acordo com seu perfil e o lugar em que
estiverem. Por outro lado, as empresas saberão melhor aonde e como atuar.
Novas tecnologias de aplicativos mobile como a busca baseada
em imagens (sem digitação de textos) do Google Googles ou a busca de voz (parte
do Android API) são outras tendências de como a Internet será usada nos
smartphones.
Mobile commerce em estudo detalhado:
O estudo mostra alguns dados interessantes. Por exemplo,
os itens de viagem e produtos eletrônicos/informática são os mais vendidos no
mobile commerce dos Estados Unidos. Dentre as tendências, há previsão de que em
2015 o m-commerce mundial irá faturar US$ 119 bilhões em bens e serviços,
representando cerca de 8% do mercado total do e-commerce. Mobile commerce é
isso: interatividade total e compras em qualquer lugar.
4.
CONSIDERAÇÕES
O diferencial mais marcante do portal de e-commerce
Comprafacil.com em relação aos seus concorrentes, além de suas promoções
exclusivas e benefícios aos clientes é a vasta propaganda através de malas
diretas. A empresa investe maciçamente na criação de catálogos, encartes em
fatura de cartões de crédito, newsletters, cartas personalizadas, dentre outras
mídias que atingem o cliente através de diversos canais, e estimulam o mesmo a
entrar no site e conhecer as ofertas impressas e os mais de 40.000 produtos
disponíveis. Vale ressaltar que estas ações de marketing direto efetuadas pela empresa
seguem os princípios e responsabilidades relatadas ao longo deste trabalho, desde
a segmentação da base e da criação, até a logística de postagem.
Devido a sua vasta experiência na criação de malas
diretas (especialmente em formato de catálogos), a Hermes não hesitou em
investir neste modelo para atender aos seus consumidores e captar novos
clientes. Atualmente o site de e-commerce da Hermes, Comprafacil.com, possui
mais de um milhão e meio de clientes cadastrados em sua base e produz
mensalmente catálogos com um mix variado de produtos que podem ser comprados,
conforme relatado anteriormente, através do site ou do telemarketing receptivo.
Para entrar para a base de clientes do Comprafacil.com, existem duas maneiras:
ou o consumidor acessa o site e efetua o cadastro no link específico para isso,
e posteriormente passa a receber os catálogos promocionais em sua casa, ou
efetua uma compra, que o induz a se cadastrar.
Vale ressaltar que os maiores sites de e-commerce do
Brasil estão ligados a grandes marcas e por vezes, contam com divulgações em
mídias de massa, como a televisão, por exemplo. Por isso, é importante frisar
que a empresa não utiliza propagandas em mídias de massa, no entanto sua marca
foi fortalecida unicamente pelo marketing direto e pelo envio de catálogos, que
auxiliou no crescimento da empresa.
O trabalho feito para a criação dos catálogos destinados
a base clientes Comprafacil.com segue todas as diretrizes de marketing direto
relatadas ao longo deste trabalho e conta ainda com o apoio da carta personalizada,
que é uma página destacada do catálogo com uma promoção exclusiva para um
determinado cliente. A empresa filtra a base de clientes e a separa em diversos
grupos com características em comum, ou seja, realiza a segmentação. Desta
forma, a comunicação fica direcionada, e a carta personalizada geralmente
oferece um benefício adequado para o perfil de cliente, que devido a esta
especificação, tem mais chances de responder à ação, acessando o hotsite e
aproveitando seu benefício.
Esta ferramenta de benefícios é uma poderosa maneira de
atrair o cliente à atitude da compra, pois, devido à oferta ser estruturada
através do estudo do perfil daquele determinado cliente, toda promoção será
criada e divulgada de forma segmentada. Um bom apelo é fundamental para uma
mala direta eficiente, pois isso faz com que as chances de o consumidor efetuar
a compra sejam muito maiores, pois a oferta é criada especificamente para
atraí-lo e, no caso do Comprafacil.com, representa um grande diferencial, em
relação diversas empresas varejistas do mercado. A seguir está um exemplo de
carta personalizada enviada para uma cliente que faz aniversário no mês em que
a carta foi produzida:
A escolha de produtos para a venda também ocorre de
maneira segmentada. Existem formatos diferentes de ações nos quais os produtos
impressos são definidos de acordo com o público para o qual a mala será
enviada. Por exemplo, para públicos com uma renda fixa baixa, são ofertados
produtos mais baratos no catálogo, e o inverso também ocorre para pessoas com
alto poder aquisitivo. O layout dos catálogos e dos encartes em fatura também é
customizado de acordo com o segmento, visando atrair um determinado perfil de
cliente. Estes fatores são imprescindíveis para que os catálogos e malas
diretas tenham um resultado positivo e atinjam seu receptor de maneira correta,
para que ele sinta-se prestigiado pela empresa.
O Comprafacil.com, além de possuir em seu portal uma
página de cadastro que convida o usuário a receber o catálogo e se tornar um
cliente, conta também com a realização de parcerias com grandes instituições
bancárias, empresas de aviação, postos de gasolina dentre outros, que oferecem
produtos do Comprafacil.com a seus clientes. A relação de parceria no que diz
respeito as malas diretas é resultado da negociação para divulgação de produtos
do Comprafacil.com para clientes da empresa parceira. Na ação de encarte em
fatura, por exemplo, quando o cliente do banco recebe a fatura, dentro da mesma
carta, é enviada uma comunicação da Comprafacil.com exclusiva para o cliente daquele
determinado banco. Porém, o cliente só se tornará cliente do Compra fácil, caso
compre no site ou no televendas e forneça por sua própria vontade as
informações cadastrais, pois os dados do cliente são confidenciais e as
instituições em geral mantêm estas informações em sigilo.
Vale ressaltar que o Comprafacil.com também realiza
parcerias de grande porte para empresas que não possuem know-how e nem um setor
específico para cuidar de ações maiores de e-commerce. É o caso da parceria
feita com a rede de postos de gasolina Ipiranga, na qual o Ipiranga empresta sua
marca, e o Comprafacil.com é responsável por criar, gerenciar e efetuar toda a
logística de entrega dos produtos vendidos pelo chamado “Ipiranga Shopping”.
Atualmente, o site possui inúmeras parcerias com grandes
instituições bancárias como, por exemplo, o Banco do Brasil e Itaú, com empresas
de rádio e TV como a Sky e em 2010, o Comprafacil.com fechou parceria com a
instituição de ensino Estácio de Sá, com a rede de supermercados carioca Zona
Sul e com a empresa de aviação aérea Webjet. Nesta última, os passageiros
recebem os catálogos durante o voo e podem escolher seus produtos durante o
trajeto, para comprar assim que aterrissar em um hotsite exclusivo, que contém
para eles um benefício customizado. Segundo o presidente da empresa, Gustavo
Bach “Por enquanto, os passageiros poderão escolher suas compras durante o voo
e fechar o pedido depois na internet ou por telefone. Nossa intenção é que
futuramente a venda seja feita no ar”.
Atualmente o Comprafacil.com é responsável por mais de
70% do lucro anual do grupo Hermes e cresce constantemente ano após ano. A loja
de e-commerce busca sempre formar novas parcerias, criar ofertas exclusivas, e
atender bem os seus clientes. O comprafacil.com está entre as maiores empresas
de e-commerce do país e tem perspectivas de crescimento cada vez maiores.
5.
CONCLUSÃO
Como a arquitetura dos SIW
possibilita a utilização da própria Tecnologia Web para a comunicação
entre os módulos de um mesmo sistema, acredita-se que novos impactos no
desenvolvimento dessa geração de sistemas estarão cada vez mais presentes nos
projetos de sistemas, conforme aumente a utilização dessa tecnologia.
Algumas características da
Tecnologia Web como a universalização do acesso e a possibilidade de
utilização de interfaces mais ricas, têm direcionado o desenvolvimento dos
sistemas de informação para a participação de profissionais de outras áreas
além da de tecnologia.
Portanto, faz-se necessário que
o profissional de Administração conheça as inovações e a própria tecnologia,
com isto possibilitará a gestão da organização como podemos observar ao longo
deste trabalho. A Compra Fácil mostrou-se no processo de adequação e mudança
dessa tecnologia. Pois esse tipo de tecnologia necessita ser observada com
cautela, porque demanda a processos de mudanças continuas.
A web nos proporciona varias vantagem, nos
dias atuais, comprar ações, baixar musicas, ver filmes, reservar quartos de
hotéis, fazer transações bancarias, comprar suprimentos, fazer quase tudo no
mundo virtual da Web. Segundo alguns, a web potencializa mais a historia da
computação.
Em todos os casos estudados, a
Tecnologia Web foi utilizada como mecanismo de comunicação entre os
usuários e sistemas. Em nenhum caso houve a implementação de comunicação entre
sistemas. Talvez seja consequência de a Tecnologia Web ainda estar,
conforme descrito anteriormente, em fase de adoção inicial nas empresas
pesquisadas. Acredita-se que deverá haver uma nova etapa (ou iteração) no
desenvolvimento de alguns SIW voltada para a integração de sistemas distintos, usando
a Tecnologia Web.
6.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS
BERNERS-LEE, T. The World Wide Web — past, present and future.
Journal of Digital Information, [S.R.], v.1, n.1, Aug. 1996. ISSN: 1368-7506. Disponível em: <http://jodi.ecs.soton.ac.uk/
Articles/v01/i01/BernersLee/>. Acesso em: 11 ago. 2002.
BERNERS-LEE, T. et
al. The World-Wide Web. Communications
of the ACM, New York, v.37, n.8, p.76-82, Aug. 1994.
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