Trabalho de Sociologia : Estudo de caso Da casa Financeira (3º Período)



FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO




ARIANA MATOS
ÍCARO GADÊLHA
KEVIN ELETO
PAULA SUEMI







ANALISE SOCIOLÓGICA EMPRESARIAL:
DACASA FINANCEIRA S/A


















  EUNÁPOLIS
2012
ARIANA MATOS
ÍCARO GADÊLHA
KEVIN ELETO
PAULA SUEMI











ANALISE SOCIOLÓGICA EMPRESARIAL:
DACASA FINANCEIRA S/A




Trabalho apresentado ao Curso de Administração das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, como requisito para aprovação bimestral na disciplina de Sociologia, sob a orientação do professor Anne Gabriele.








  EUNÁPOLIS
2012


SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2.  METODOLOGIA...................................................................................................04

3. CARACTERÍSTICA DA EMPRESA.......................................................................05
3.1. Dados da Empresa...................................................................................05
3.2. História da Empresa.................................................................................05
4. ANALISE SOCIÓLOGICA DA EMPRESA.............................................................06

5. CONCLUSÃO........................................................................................................14

6. REFERÊNCIAS......................................................................................................15

ANEXOS....................................................................................................................16
Roteiro de Observação........................................................................................16
Questionário – Dacasa Financeira S/A (Ao Gerente)..........................................17
Foto da Equipe – Unesul Repórter.......................................................................18
Foto da Logomarca da Equipe – Unesul Repórter...............................................18
Folhetos Dacasa Financeira................................................................................19
Slide e Vídeo de Apresentação............................................................................20










1.    INTRODUÇÃO

 A compreensão do mundo atual apresenta muitos desafios para a Sociologia. E com base nesta afirmação que analisamos os aspectos sociológicos da empresa Dacasa Financeira S/A. Com intuito de aprendermos as condições sociológicas em caráter empresarial.
            As globalizações nos dá a impressão de viver de fato numa nova época, em que os parâmetros conhecidos estão sendo questionados: o papel do Estado, o emprego, a qualificação dos trabalhadores e etc.
            Com base nos estudos sociológicos defendidos por Weber, Marx, Blau e tantos outros nomes conceituados na área de humanas. Analisaremos a empresa e seus aspectos avaliando temas como vigilância, normas, sociabilidade em contra partida nos embasaremos em indagações feitos em sala acadêmica e em pesquisas bibliográfica. Esta análise busca mostrar através da relação empírica e teórica, que elementos sociais permitirão para que a empresa ressurja como objeto sociológico. E que a sociologia se integra a todas as organizações, não apenas como ciência, mas também como suporte para entender as mudanças, o desenvolvimento e até mesmo a falência das entidades econômicas.
Este trabalho é uma sucinta discussão sobre as possibilidade e perspectivas abertas pela Sociologia. A exposição de alguns aspectos teóricos e metodológicos pretende mostrar as possibilidades da análise sociológica das empresas para a compreensão de dimensões importantes do mundo contemporâneo.

“O destino de nossos tempos está caracterizado pela racionalização e intelectualização e, acima de tudo, pelo desencantamento do mundo.” (Max Weber).




2. METODOLOGIA


Define a pesquisa como uma atividade voltada para solução de problemas. Seu objetivo consiste em descobrir respostas através do emprego de processos científicos.
Estudo elaborado com o apoio de pesquisa bibliográfica, pesquisa em campo, na filial da Empresa Dacasa Financeira S/A, em Porto Seguro e na web site da empresa. Além dos recursos apresentados no curso e do material bibliográfico sugerido. Seguimos os seguintes passos para uma melhor abordagem:
a) formulário com questões sociológicas onde elaboramos problemas e levantamos hipóteses;
b) efetuamos observações mediante visita;
c) gravação da entrevista;
d) elaboração de explicações, de acordo com as respostas obtidas.
Tipos de pesquisas:
Pesquisas bibliográficas – mediante livros que embasaram e contribuíram para melhorar o conhecimento na área e como meio de informação por excelência. 
Pesquisas de campo – mediante visita a empresa, onde registramos e recolhermos os dados de acordo com os assuntos pedidos na disciplina de Sociologia. Através de entrevista, questionário, vídeo, áudio, pesquisa no site da empresa.




 3.  APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

3.1. Dados da Empresa

Nome: Dacasa Financeira S/A
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 296 A, Centro em Porto Seguro – BA.
CNPJ: 27.406.222
           
3.2. História da Empresa
            Dacasa Financeira é uma empresa que está há 29 anos no mercado oferecendo soluções em crédito. Hoje, conta com 34 lojas e está presente em mais de 23.000 pontos de venda em todo o estado do Espírito Santo, Bahia, norte do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Tem mais de 3 milhões clientes que adquirem um empréstimo pessoal ou um bem nos lojistas credenciados. Disponibiliza ainda um Sistema de Cartão de Crédito com bandeira própria e possui uma área de Captação, a Dacasa Investimentos.
            Além de investir em um ambiente de trabalho focado em alta tecnologia. Está entre as primeiras empresas brasileiras a investirem em Telefonia IP (Internet Protocol) e hoje, é um dos maiores Call Center de Telefonia IP do Brasil. Fazendo parte de um conjunto de empresas que juntas formam o Grupo Dadalto.
            Em 10 de abril de 1993, com esses objetivos, nasceu a FEAD – Fundação Educacional Antônio Dadalto. Uma instituição sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal que tem como missão a Inclusão Social. A FEAD ajudou a formar mais de 41.000 pessoas em vários cursos profissionalizantes, contribuindo para que milhares de jovens e adultos descobrissem novas perspectivas de vida através da educação e da formação profissional.

4. ANÁLISE SOCIÓLOGICA DA EMPRESA

A Dacasa Financeira possui uma padronização em termos de estrutura física e serviços como qualquer organização bem desenvolvida e gerenciada, porém por causa da Lei Orgânica de Porto Seguro, esta filial atende aos padrões de estrutura física do Município, sendo diferente das demais filiais, possuindo uma decoração rústica. Em um período de crise financeira mundial no ano de 2008, a Filial de Porto Seguro sofreu redução no seu quadro de funcionários. Atualmente está em expansão e visa novas contratações.
Para Weber, as organizações eram profundamente hierárquicas, havendo uma tendência de o poder ficar concentrado no topo.” (GIDDENS, 2005, pg.284), na Dacasa Financeira não é diferente, a hierarquização dos cargos, o poder e a limitação de cada cargo é proveniente da expansão burocrática que empresa possui, esse padrão que foi implantado a medida que a Dacasa Financeira se expandiu, para que a eficiência, a qualidade de atendimento fosse mantido mesmo em larga escala.
A Dacasa Financeira, em Porto Seguro, possui dez funcionários, distribuídos conforme organograma a baixo:








SERVIÇOS GERAIS
 
 








E possuem estas descrições:
·         Gerência – Gestão da filial de forma geral. Como algumas de suas funções podem-se citar: planejamento, coordenação da equipe, distribuição de metas, motivacional, supervisão, etc..
·         Tesouraria – Processos administrativos internos como controle de caixa, pagamento e recebimentos de despesas, transferências de salários, etc..
·         Caixa – Recebimento de contas, pagamento de empréstimos e vendas.
·         Atendimento ao cliente – Suporte ao cliente, resolução de pendências em geral como procedimentos de cartões de crédito, procedimento de fraude, comunicação de óbito, vendas, etc..
·         Atendimento ao crédito pessoal – Responsável pelas vendas de empréstimo pessoal.
·         Atendimento ao crédito consignado – Responsável pelas vendas de empréstimo consignado para funcionários públicos.
De acordo com os estudos sociológicos, a estrutura de uma empresa é composta por tijolos da vida em sociedade. “A estrutura social é um conjunto padronizado de status e papéis sociais inter-relacionados que constitui um dos fundamentos das interações sociais humanas” (MERTON, 1970). Na Dacasa Financeira esses tijolos são visíveis.
O status social é a posição que cada individuo ocupa dentro de uma organização, e foi analisada a posição de cada colaborador na Dacasa Financeira, pois estes são identificados mediante especialização em respectivo cargo como exposto a cima, já o papel social é o comportamento esperado daqueles que ocupam determinado status de acordo com Horton e Hunt (1980), nesta análise observamos que os colaboradores são treinados para saber um pouco de tudo, mas tem suas responsabilidades especificas como também está disposto a cima. Por fim a padronização desses status e papéis é descrito em normas que são determinadas por meio do processo de socialização, mediante procedimentos, código de ética e manual do colaborador além de normas especificas da área financeira, controle mensal e auditorias.
As posições sociais dentro de uma organização, não são iguais, relações de superioridade e inferioridade são algo visível nas entidades. Como o modelo hierárquico é utilizado na Dacasa Financeira, pesquisamos sobre as divisões de classe, raça e gênero nesta organização.
A estratificação de classe proposta por Weber é a que mais se assemelha com a Dacasa Financeira, visto que as três dimensões: econômica, social e política. Aparecem juntas na estrutura social da empresa. Na estratificação por gênero, observamos um número maior de mulheres na Daca Financeira, sendo 07(sete) mulheres e 03(três) homens no quadro de 10(dez) funcionários, porem os cargos mais alto que possuem o maior poder é ocupado por homens, contudo os cargos ocupados por mulheres seguem a linha da teoria feminista liberal, pois as mulheres nesta organização ocupam os cargos mediante sua especialização, não precisando impor uma postura masculinizada, e na questão de estratificação por raça, observamos que existem uma miscigenação, visto que Porto Seguro é uma cidade turística e que muitos que vivem aqui, são de vários lugares do mundo, na Dacasa Financeira a disposição dos cargos em relação à raça é igual ao nível de gênero, cargos como atendimentos são ocupados por negros e pardos, observamos também que a empresa inclui ao seu quadro de funcionários como determina a lei o PNE(Portador de Necessidades Especiais), que está sendo ocupado por uma mulher até a presente pesquisa.
Os salários são determinados pelos cargos e segue regras do sindicato do comércio, são fixos e apenas o gerente recebe comissão pelas vendas, além do plano de careira e de salário. Os benefícios recebidos pelos funcionários são:
·         Vale transporte;
·         Vale alimentação;
·         Plano de saúde com cobertura de 50%;
·         Empréstimos com descontos;
·         Descontos em compras em algumas lojas;
·         Salário família;
·         Auxílio creche;
·         Auxílio escolar (apenas para cargos de chefia, como gerência);
Durante a visita técnica, ocorrida no dia 26 de maio de 2012, percebeu-se que a empresa apresenta algumas características da Burocracia Werberiana, são elas:
A existência de uma hierarquia – o modelo burocrático Dacasa Financeira é desenhado em forma de pirâmide, onde os cargos de autoridade estão no topo. Os comandos são tomados de cima para baixo, de forma coordenada, e todas os setores são supervisionados e controlados. Regras escritas, colaboradores trabalham em tempo comercial e são assalariados de acordo com o sindicato.
Racionalidade no sentido da escolha dos melhores meios para atingir os objetivos (cálculos de riscos), impessoalidade quando o trabalho é recompensado em dinheiro, os instrumentos e materiais de trabalho pertencem à empresa não a funcionários, o ingresso e a promoção dos funcionários na empresa se dão por currículo e competência não por relações pessoais e a eficiência quando as regras são fixadas por escrito e o funcionário sabe extremamente o que ele pode e o que não pode fazer.
Segundo Giddens, os caminhos informais para a realização de tarefas normalmente proporcionam uma flexibilidade que não poderia ser conseguida de outra maneira. Com base nisso observou-se também que os funcionários da empresa Dacasa, saem dos laços formais característica defendida por Weber, se confraternizam, criam laços de amizade o que torna a organização mais eficiente, pois em relação às metas estabelecidas a cada funcionário existe a parceria entre colaboradores para bater a meta, uma crítica de Peter Blau sobre a formalidade do método burocrático. Para Blau os momentos informais influenciam nos posicionamentos da organização. Nota-se que na Dacasa Financeira tem um o ambiente sociável, flexível e agradável.
Outra crítica ao modelo burocrático de Weber que observamos na Dacasa Financeira foi à flexibilidade em relação a regras, a colaboradora que entrevistamos não nos deu detalhes, pois é algo sigiloso da empresa, mas esclareceu que todos os casos de financiamentos seguem as regras, mas vai de acordo com a necessidade. Ou seja, de acordo com Robert Merton, as regras devem se adequar as necessidades.
Segundo Giddens (2007), a vigilância é um tema analisado e discutido por Michel Foucault. Ele afirma que a vigilância é algo comum em todo tipo de organização moderna, onde a estrutura física do local de trabalho coopera para que ocorra algum tipo de vigilância, desde os cargos mais altos aos cargos mais baixos, porém existe uma tendência de que esta decresça, em intensidade e em frequência, à medida que os cargos sobem na escala hierárquica.
A vigilância pode ser direta, onde ocorre uma supervisão de subordinados por seus superiores de forma clara, e indireta, que é uma forma mais sutil de supervisão. Como formas de vigilância direta encontrados na Dacasa Financeira S/A temos:
·         Disposição do espaço de trabalho de forma que possibilite supervisão direta dos superiores como através de divisórias de vidro, posição das mesas e monitores de computador;
·         Controle de frequência com leitor de ponto biométrico;
·         Comunicação telefônica e online gravada;
·         Bloqueio de recebimento de e-mails externos e acesso à internet a sites não relacionados às atividades de trabalho;
·         Câmeras nos setores;
·         Auditorias.
Como vigilância indireta apresenta as seguintes ações:
·         Em situações de contratação ou promoção, pesquisas pelo setor de Recursos Humanos sobre o candidato ou funcionário, testes de conhecimento e psicológico;
·         Histórico do funcionário;
·         Relatório de desempenho.
Uma organização, para funcionar de forma eficiente necessita de planejamento, organização e controle, para que os objetivos e metas sejam alcançadas. O controle, porém, para que haja uma convivência agradável dentro da empresa, deve ter um limite. Giddens (2007, p.291) descreve que “Para Weber e Foucault, a forma mais eficaz de dirigir uma organização é através da maximização da vigilância – divisões de autoridade claras e consistentes [...]”, mas nas empresas modernas em que procura-se funcionários empreendedores, participativos e proativos deve existir também um nível mínimo de confiança  para que o colaborador se sinta parte do processo produtivo como um ser que contribui e não apenas que executa de forma forçada. Giddens (2007, apud GRINT, 1991; SABEL, 1982) afirma que supervisão excessiva aliena os empregados, não permitindo que eles se envolvam com as atividades que desempenham e desperta sentimentos de ressentimento e hostilidade naqueles que são rigidamente supervisionados.
Para que haja o alcance de um ótimo produtivo, é preciso buscar um ponto de equilíbrio entre a vigilância e a confiança. Dessa forma, uma empresa pode atender expectativas de ambos os lados, do colaborador e dos objetivos organizacionais. A Dacasa Financeira, apesar de apresentar diversas formas de vigilância, permite ao colaborador ter uma participação independente, pois as regras estão dispostas de forma clara e ele sabe em que ponto possui ou não liberdade para atuar.
A sociabilidade é um conceito trazido pelo modelo japonês de gestão, algumas ações são totalmente contrárias à burocracia de Weber e traz uma forma diferente de relacionamento dentro das organizações, proporcionando ao colaborador fazer parte da empresa como pessoa que é e não apenas pelo cargo que ocupa, gerando um comprometimento e envolvimento maior com a organização e seus objetivos.
A sociabilidade tem como objetivo fundir a vida pessoal com a vida profissional do indivíduo, buscando com que este se envolva com a empresa e com os colegas de trabalho, criando um vínculo entre os mesmos. Para promover lealdade, entusiasmo e compromisso a gerência atua de forma que se crie uma cultura organizacional com eventos e tradições próprias que envolvam não apenas os colaboradores, mas também os seus familiares, como em festas de fim de ano, piqueniques (muito comuns no Japão na chegada da estação da primavera), comemorações em datas festivas, etc..
Na Dacasa Financeira, a sociabilidade ocorre de duas maneiras, uma é promovida pela empresa e outra de iniciativa dos próprios funcionários. A sociabilidade promovida pela empresa ocorre quando a filial alcança a meta mensal e recebe um recurso monetário da matriz para realizar uma comemoração, podendo esta ser da forma desejada pelos colaboradores. A comemoração pode ocorrer em restaurantes, bares e até mesmo na casa de algum dos funcionários. Como iniciativa dos colaboradores, são diversas as ocasiões em que ocorrem a sociabilidade, como em aniversários, páscoa, natal e festa junina, por exemplo, em que todos saem juntos, compram presentes e realizam tudo com recursos próprios.
Organizações modernas estão cada vez mais utilizando de recursos tecnológicos em suas atividades internas e externas, seja para armazenamento de dados e troca de informações, até para a realização de vendas online. A utilização desses recursos de forma eficaz está se tornando um fator decisivo para o sucesso da organização, empresas que não acompanharem esse ritmo de desenvolvimento perderão espaço no mercado.
A Dacasa Financeira utiliza destes recursos de forma intensa, possui a extranet, que liga todas as filiais umas com as outras e com a matriz, sistema de telefonia IP, possuindo um dos maiores call Center do país, comunicação interna através de um recurso de conversa escrita online chamado spark, além de e-mails. A Dacasa possui também um sistema integrado de armazenamento de dados, em que são inseridos os dados dos clientes e podem ser acessados em qualquer filial do país, gerando uma facilidade para o cliente. Todos esses recursos proporcionam ao colaborador diversas facilidades de comunicação e acesso às informações. Outros serviços são disponibilizados para os colaboradores como classificados, com venda de produtos novos e usados dos próprios funcionários, calendário de aniversariantes, manuais de procedimentos, etc.
No que se relaciona ao cliente, a Dacasa utiliza de meios para implementar as suas vendas e agilizar o atendimento. Possui uma página virtual, com o endereço http://www.dacasa.com.br/, na qual os clientes e parceiros podem utilizar dos seguintes recursos:
·         Fazer simulações de empréstimo pessoal;
·         Passar uma proposta de empréstimo, e receber resposta na hora;
·         Tirar dúvidas quanto ao crédito;
·         Se cadastrar na Dacasa Financeira;
·         Consultar proposta de adesão de cartão de crédito;
·         Imprimir 2° via de fatura de cartão de crédito;
·         Verificar o limite do cartão de crédito;
·         Dicas sobre planejamento financeiro.
Para lojista parceiro da Rede Cartões Dacasa:
·         Relatório de vendas;
·         Retirar Extrato;
·         Relatório do IRRF;
·         Solicitar Alteração do Recebedor.
Tais recursos auxiliam o cliente em algumas atividades, porém, o atendimento na loja é muito mais procurado, pois muitos clientes ainda não estão capacitados a este autoatendimento.

Figura 1: Imagem do site da Dacasa Financeira




5. CONCLUSÂO

Esta abordagem clássica, quando aplicada à administração, tende a focar dois polos: o gestor, que busca aumentar a eficiência nas ações que empreende e o funcionário ou empregado, que exerce contrapressão em face das ações do gestor.
Nos últimos anos as empresas foram marcadas por práticas e conceitos como a escola das relações humanas, o movimento pela qualidade, a emergência do marketing, a ruptura de paradigmas, a reengenharia e a revolução da informação. O foco aplicado nos dilemas de mudança nas empresas é um problema também sociológico e não apenas administrativo como se têm priorizado.
Todo esse cenário é desafiador na compreensão do mundo atual pela Sociologia. Faz-nos questionar o papel do Estado, o emprego e a qualificação dos trabalhadores e tantos outros temas aberto pela Sociologia em relação à interação social, aos padrões sociais e a socialização dos processos. Como ciência da sociedade a sociologia e a orientadora nos possibilitou neste trabalho de pesquisa conhecer os lados de uma organização em função do bem econômico e do bem humano, para então evoluímos nos aspectos corporação e gestão.
Por fim, esta analise aborda sutilmente as pesquisas de muitos estudiosos da sociologia, com o intuito de mostrar a força e a contribuição da sociologia na Administração.
“Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.” (Peter Drucker).




REFERÊNCIAS

CERVO, Arnaldo Luiz e BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientifica: para uso dos estudantes universitários. – 2°ed.- São Paulo: McGraw do Brasil, 1978.
CHARON, Joel M. Sociologia. – 5°ed.- São Paulo: Sairava, 2004.
GIDDENS, Athony. Sociologia. – 4°ed.- São Paulo: Artmed, 2007.
MARTINS DOS SANTOS, Vania. Sociologia da Administração. - 1°ed. - São Paulo: LTC, 2009.
www.dacasafinanceira.com.br











Anexo
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

  1. Caracterização da empresa: Qual empresa? Em qual ramo atua? Está há quanto tempo no mercado? Já passou por alguma grande transformação no sentido de atender as necessidades locais (ampliação, fusão, abertura de filiais, etc.);
  2. Normas, status e papeis: Qual a quantidade de funcionários? Como se dá a divisão hierárquica na empresa? Fale sobre a distribuição de cargos (status), quais suas respectivas funções (papeis), quais as principais normas (gerais e específicas a cada status) adotadas na empresa;
  3. Salários: Como é feita a determinação dos salários (cargo, tempo de serviço, sindicato, etc.), os salários são fixos ou há comissões (para quais cargos isso é válido)? Oferecem-se quais outros benefícios (se for o caso)?
  4. Burocracia: Quais características da burocracia Werberiana a empresa adota e quais não adota?
  5. Vigilância: Quais os recursos de vigilância (direta e indireta) utilizados pela empresa?
  6. Sociabilidade: A empresa costuma promover a sociabilidade entre os funcionários? Em quais ocasiões? Como é feita?
  7. Tecnologia: A empresa possui alguma página virtual? Quais tipos de recursos e serviços estão disponíveis virtualmente?




QUESTIONÁRIO – DACASA FINANCEIRA S/A
(Ao Gerente)

Dados da empresa:

a)    Qual a idade da Filial em Porto Seguro?
b)    A filial já passou por alguma grande transformação no sentido de atender as necessidades locais (ampliação, fusão, etc.)?

Estrutura Organizacional:

a)    Quantidade de funcionários
b)    Organograma
c)    Descrição de cargos (funções).
Política Salarial:

a)    Como é feita a determinação dos salários (cargo, tempo de serviço, sindicato, etc.)?
b)    Salários são fixos ou há comissões? Para quais cargos isso é válido?
c)    Oferece-se quais outros benefícios (plano de saúde, participação nos lucros, etc.)?
Formas de Vigilância

a)    Quais os recursos de vigilância dos funcionários (direta e indireta) são utilizados pela empresa?

Sociabilidade

a)    A empresa costuma promover a sociabilidade entre os funcionários? Em quais ocasiões? Como é feita?

FOTO DA EQUIPE – UNESUL REPÓRTER

(Foto em frente à Dacasa Financeira: Ícaro Gadêlha, Kevin Eleto, Ariana Matos e Paula Suemi)

FOTO DA LOGOMARCA DA EQUIPE – UNESUL REPÓRTER
FOLHETOS DACASA FINANCEIRA







































                 


SLIDE E VÍDEO DE APRESENTAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Auditoria (Trabalho de Introdução a Contabilidade 3º Periodo)

Monografia